Com Corolla e Corolla Cross, a Toyota entrou de vez no mundo dos modelos híbridos no Brasil. Até hoje eles são os únicos carros híbridos produzidos no Brasil, sendo eles os únicos de suas categorias a trazer opção eletrificada. Mas a marca quer ir além com um compacto híbrido flex, conforme confirmado pelo presidente da marca, Masahiro Inoue, em entrevista à Folha de São Paulo. E o escolhido pode ser o Yaris Cross.
Há tempos rumores sobre a investida da Toyota no segmento de SUVs compactos é aventada. Depois do Corolla Cross, que atua entre os médios, o próximo candidato seria o Yaris Cross. Apesar do nome, ele em nada deriva do Yaris brasileiro. O SUV, na realidade, é aparentado ao modelo europeu, que usa base TNGA-B.
Um dos destaques do Yaris Cross é justamente o fato de contar com sistema híbrido. Ele pode usar exatamente o mesmo sistema 1.8 flex dos irmãos Corolla, que já é adaptado para essa base modular. A transmissão CVT sem marchas simuladas seria a mesma dos modelos maiores.
Compacto bem compacto
Nas medidas, o Yaris Cross tem 4,18 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. Isso o coloca no patamar dos menores SUVs compactos do mercado. Comparando ao Corolla Cross, o novato é 28 cm mais curto, 6 cm mais estreito, 3 cm mais baixo e tem entre-eixos 8 cm menor.
Esteticamente, Yaris e Yaris Cross são muito mais próximos do que Corolla e Corolla Cross. O SUV compacto usa a mesma porta dianteira do hatch, mas recebe capô bem mais alto e reto, além de para-lamas alargados e bem marcados, com direito a caixa de roda em plástico preto.
Yaris parrudão
Os faróis altos de LED ficam acima da grade frontal, que tem desenho agressivo. Na traseira, lanternas conectadas por um plástico preto fazem lembrar dos Volkswagen Nivus e T-Cross. Já ainda bastante plástico preto no para-choque para dar uma aparência robusta.
A cabine é mais jovial que a do Corolla, ainda que tenha alguns elementos em comum a ele. Exemplo é a central multimídia flutuante. Há painel de instrumentos parcialmente digital e volante inédito na linha Toyota. Destaque vai para o uso de materiais macios ao toque em boa parte do painel.
>>Toyota Corolla Cross é Corolla de verdade, mas tem poréns | Avaliação
>>Corolla Cross e C4 Cactus disparam entre SUVs mais vendidos de junho
>>Toyota de novo aumenta preço do Corolla Cross e do Corolla