Enquanto no Brasil a Volkswagen Amarok é uma das caminhonetes médias menos vendidas, lá na Argentina a história é completamente diferente. Para tanto, a Toyota está assumidamente morrendo de medo da rival alemã – especialmente porque ela será renovada em breve, enquanto a Hilux não.
Essa afirmação veio de um grupo de concessionários Toyota consultados pelo Motor1 Argentina, no qual assumiu o medo. “O final do ano vai ser muito apertado, mas o que nos deixou preocupados com as negociações no Japão, é que a Toyota já dá como certo que, em 2024, vai perder a liderança do segmento de picapes”.
Apenas para entender essa situação, a Toyota Hilux vendeu 25.856 unidades de janeiro a outubro na Argentina. Já a Amarok está com 25.217 unidades emplacadas no mesmo período, mas vem liderando o segmento nos últimos meses e está em forte ascensão, mesmo prestes a mudar.
Inclusive, houve uma rodada de test-drive com todas as caminhonetes médias à venda hoje na Argentina para comparar com a Hilux e, novamente, os revendedores expressaram medo. “A Toyota organizou uma clínica em que pudemos testar todas as picapes da categoria. A maior preocupação que todos nós temos é com a Amarok”.
Sem V6, sem vendas
Um dos grandes pontos nos quais as concessionárias da Toyota se preocupam com a Volkswagen Amarok, e agora também com a Ford Ranger, é a ausência de motor V6 na Hilux: “fomos informados de que ainda não está confirmado que a próxima Hilux terá motor V6 diesel. E hoje o mercado está exigindo mais do que nunca picapes com motores potentes”.
Ou seja, mesmo sendo líder de segmento há anos e com forte rede de concessionárias na Argentina, a Toyota já jogou a toalha. A marca sabe que perderá a liderança da categoria no ano que vem na Argentina e seus revendedores se preocupam com a ausência de um motor V6.
No Brasil, a Toyota dá risada
Enquanto isso, no Brasil, a Hilux vai muito bem. Segundo dados da Fenabrave, foram 38.073 unidades vendidas entre janeiro e outubro deste ano. A segunda colocada, a Chevrolet S10, tem 21.462 unidades vendidas. Já a tão amedrontadora Volkswagen Amarok tem apenas 6.349 unidades emplacadas no mesmo período.
Ou seja, enquanto a Toyota da Argentina treme nas bases, a do Brasil dá risada das concorrentes.
Acha que a Volkswagen Amarok reestilizada poderá ameaçar a Toyota Hilux no Brasil? Conte nos comentários.
>>Citroën C3 passa a ser o carro automático mais barato do Brasil
>>Volkswagen produzirá motor 1.5 TSI híbrido-flex no Brasil
>>Qual o carro mais feio à venda no Brasil? Pergunta da Semana