Desde o fim de linha do FJ Cruiser na maioria dos países onde ele era vendido, a Toyota não conta com nenhum veículo voltado ao off-road. Mas esse lugar não ficaria vazio por muito tempo. O motivo é que a japonesa tinha apresentado no final de 2021 uma série de conceitos que antecipavam carros que a marca lançaria num futuro breve.
E lá estava o Compact Cruiser EV Concept, sucessor espiritual do Land Cruiser e, respectivamente, do nosso Bandeirante. Mas nem mesmo o prêmio com o conceito no Car Design Award 2022 salvou o projeto de sofrer uma reavaliação. O motivo é que a Toyota parece que se deu de conta que está ficando para trás quando o assunto são os puramente elétricos.
Na vanguarda do desenvolvimento e da expansão dos híbridos no mundo todo, os japoneses seguiram firmes dizendo que acreditam nas várias formas de eletrificação. E, de fato, existem diferentes maneiras. No entanto, os elétricos despontam como a principal alternativa, principalmente em mercados como América do Norte, Europa e China.
Dito isso, a Toyota se viu obrigada a rever todo seu plano para elétricos. Atualmente a japonesa tem o bZ4X, lançado ano passado, e o bZ3, apresentado ontem. De acordo com a Agência Reuters, a montadora está em processo de revisão do seu roteiro e decidiu interromper o desenvolvimento de alguns projetos em andamento. Entre eles, o do Compact Cruiser.
Além dele, sabe-se que a linha Crown EV também está suspensa. Apesar dos projetos não estarem descartados de cara, esse congelamento certamente adia todo o desenvolvimento. A Reuters ainda destaca que a Toyota estaria focando em encontrar uma maneira de ser mais competitiva, com uma redução de custos.
Efeito Tesla
Apesar de, inicialmente, não terem ligado para o crescimento da Tesla, um dos motivos dessa reestruturação é motivada pela marca de Elon Musk. Atualmente a Toyota usa a plataforma e-TNGA como base para a linha Beyond Zero (bZ). E criar uma nova plataforma específica para elétricos pode retardar todo seu desenvolvimento em cinco anos ou mais. A Reuters ainda revela que a marca tem até o início do ano que vem para decidir seu novo plano estratégico.
>>Toyota Corolla Hybrid 2023 ganha versão 4×4 nos EUA
>>Neto do Bandeirante, Toyota FJ Cruiser morre depois de 16 anos sem mudar
>>Toyota Hilux SRX Limited é a nova versão intermediária da picape