Destaque

Toyota lança novo Corolla, primeiro híbrido flex do mundo

Sedã estreia primeiro conjunto híbrido flex do mundo

Toyota Corolla 2020 (Auto+)
Toyota Corolla 2020 (Auto+)

A espera finalmente acabou!

A Toyota finalmente apresentou a nova geração do sedã mais vendido do mundo – e o mais vendido entre os sedãs médios no Brasil: o Corolla. A 12ª geração do sedã chega as concessionárias dia 12 de setembro.

Toyota Corolla 2020 (divulgação)

Assim como o Prius, a nova geração do Corolla é construída sobre a plataforma TNGA – Toyota New Global Architecture – que também está presente no SUV RAV4 e outros futuros modelos.

Com isso, a Toyota conseguiu aliar segurança, tecnologia e espaço interno na mesma plataforma. As dimensões gerais do sedã mudaram pouca coisa da 11ª para a 12ª geração.

Toyota Corolla 2020 (divulgação)

Agora o Corolla dispõe de 4,63 metros de comprimento – 1 cm a mais do que a geração anterior – 1,78 m de largura – um ganho de 0,5 cm – e manteve a altura de 1,45 metro. O entre eixos se manteve na casa dos 2,70 m, garantindo assim o bom espaço interno. Além da nova plataforma e design, o Toyota Corolla estreia o primeiro sistema híbrido flex do mundo.

Design

Por falar em design, o visual escolhido para o nosso mercado é idêntico ao que já está em vigor na Europa e China, por ser um visual mais conservador com toques de esportividade. Já a versão vendida no mercado norte-americano utiliza um visual mais despojado, pois por lá carros como o Honda Civic e o Toyota Corolla são ditos como populares e são famosos entre os jovens.

Toyota Corolla 2020 (divulgação)

Mas voltando a falar sobre o visual, o Corolla ganhou novos faróis que agora podem vir com luzes de LED – e contam com um desenho mais trapezoidal e bastante agressivo. Ainda na dianteira, a grade agora é fina e conta com uma linha cromada que une os faróis. Já a parte onde fica a placa ganha um desenho em forma de trapézio e tem conexão a outros modelos, como o sedã grande o Camry.

Toyota Corolla 2020 (divulgação)

Na traseira, o sedã ganha lanternas com visual mais agressivo, trazendo um friso cromado que as une – nos fazendo lembrar um pouco dos Lexus. Tanto a tampa do porta malas, quanto os para-choques ganharam vincos mais pronunciados, o que faz com que o sedã ganhe musculatura e formas mais aerodinâmicas. Nas versões mais caras, as lanternas recebem luzes de LED, enquanto na versão de entrada e intermediária, as luzes são halógenas.

Interior

Uma das maiores evoluções desta nova geração do Toyota Corolla está no interior. Agora o sedã conta com um visual mais moderno, ganhando também mais refinamento nas versões mais caras. O desenho do painel é novo, e conta com materiais emborrachados, além de trazer uma nova central multimídia de 8 polegadas que oferece suporte para Android Auto e Apple CarPlay em todas as versões.

Toyota Corolla 2020 (divulgação)

Além disso, o sedã ganhou um novo volante de 3 raios com visual mais moderno, que recebe também os controles de áudio e computador de bordo, tendo ainda acabamento em couro e aletas para trocas de marcha (paddle shift) nas versões XEi e Altis.

O painel de instrumentos também tem um novo layout, com destaque para a tela de TFT de 7 polegadas da versão topo de linha. Nas demais versões, a tela de TFT é de 4,2 polegadas.

Toyota Corolla 2020 (divulgação)

Os bancos ganham novo formato e podem vir revestidos de tecido misturados com couro – na versão de entrada GLi, ou de couro preto na versão Altis, e couro bege e marrom nas versões Altis – tanto com motor flex quanto o conjunto híbrido.

Motores

Uma das maiores novidades dessa nova geração fica por conta do inédito sistema híbrido no sedã médio aliado ao motor flex – tornando assim o Corolla o primeiro sedã híbrido flex do mundo.

Toyota Corolla 2020 (divulgação)

Trata-se do mesmo motor do sedã Prius, o 1.8 VVT-i 16V com sistema flex, que agora entrega 101 cv com etanol e 98 cv quando abastecido com gasolina. Ele trabalha junto de dois motores elétricos que rendem 72 cv e 16,6 kgfm de torque. A bateria é recarregada pelos próprios motores elétricos, que podem funcionar como freios regenerativos ao mesmo tempo que alimentam a bateria. O câmbio é do tipo CVT, mas em uma arquitetura com planetária e engrenagem.

Além do novo conjunto híbrido, a Toyota também lançou um motor 2.0 flex de injeção direta e indireta inédito batizado de Dynamic Force. Esse conjunto gera até 177 cv com etanol e 21,4 kgfm de torque. Aliado a este novo motor, a Toyota disponibiliza uma nova caixa de câmbio do tipo CVT que simula 10 marchas.

Toyota Corolla 2020 (divulgação)

Toyota Corolla 2020 (divulgação)Segundo testes feitos pelo INMETRO, o Corolla híbrido é capaz de rodar 14,5 km/l na estrada e 16,3 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 9,9 km/l na estrada e 10,9 km/l na cidade.

A Toyota prevê que o sedã continue sua meta de vendas com 4.500 unidades por mês – sendo 3.000 das versões flex e 1.000 unidades da versão híbrida.

Segurança

Assim como é de praxe, a nova geração do Toyota Corolla vai continuar apostando alto em itens de tecnologia e segurança. Agora, desde a versão de entrada a GLi o sedã conta com 7 Airbag (2 frontais, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista), câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia, faróis com acendimento automático e com ajuste de altura, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa), sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro e mais.

Toyota Corolla 2020 (divulgação)

Além disso, a Toyota disponibiliza nas versões mais caras o sistema Toyota Safety Sense – TSS – que conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista. As versões mais caras também recebem um novo sistema de pré colisão frontal – PCS – que usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas.

Toyota Corolla 2020 (divulgação)

Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas. Outros sistemas como o sistema de alerta de mudança de faixa, faróis com ascendimento automático, controle de cruzeiro e entre outros sistemas estarão presentes nas versões mais caras do sedã.

Versões e preços

A nova geração do sedã vai contar com 5 versões – sendo 3 com motor 2.0 flex e 2 com o sistema híbrido. Além disso, as versões com motor 2.0 e a híbrida, terão 5 anos de garantia, as demais versões contam com 3 anos de garantia.

Toyota Corolla 2020 (divulgação)

O novo Corolla também vai disponibilizar 7 novas cores no catálogo: Branco Polar (sólido), Branco Perolizado, além das cores metálicas: Preto Eclipse, Prata Supernova, Vermelho Granada, Marrom Urban e a nova e exclusiva cor Cinza Celestial.

Veja a seguir, o conteúdo e preços das versões:

Toyota Corolla GLi 2.0 – R$ 99.990
Rodas de liga aro 16 polegadas, ar-condicionado analógico, direção elétrica, computador de bordo com tela de 4,2 polegadas, 7 airbags (frontais, laterais, cortina e joelho do motorista), controle de estabilidade, Isofix, multimídia de 8 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, câmera de ré.

Toyota Corolla XEi 2.0 – R$ 110.990
Adiciona ao pacote da versão GLi, rodas de liga aro 17 polegadas, ar-condicionado digital automático, piloto automático, modo Sport de condução, chave presencial, botão de partida, retrovisor eletrocrômico, faróis de neblina em LED e borboletas no volante para trocas de marcha manuais.

Toyota Corolla Altis 2.0 – R$ 124.990
Adiciona ao pacote da versão XEi, faróis e lanternas em LED, ar digital de duas zonas, banco do motorista com ajuste elétrico, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, teto-solar elétrico, sensor de chuva e Toyota Safety Sense (piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa, farol alto automático e frenagem automática de emergência).

Toyota Corolla Altis 1.8 Hybrid Flex – R$ 124.990
Adiciona ao pacote da versão Altis, mais faróis de LED e Toyota Safety Sense.

Toyota Corolla Altis Premium 1.8 Hybrid Flex – R$ 130.990
Adiciona ao pacote da versão Altis, mais lanternas em LED, ar digital de duas zonas, banco do motorista com ajuste elétrico, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, teto-solar elétrico e sensor de chuva.

Veja mais:

>> Primeiro híbrido flex do mundo, novo Corolla chega ao Brasil no final de 2019

>> Toyota vai exibir Corolla esportivo e perua aventureira em Genebra

>> Salão de Paris: Toyota Corolla Touring Sports, a nova “Fielder”