A Tesla tem planos muito ambiciosos, alguns até parecem pertencentes à uma realidade paralela. Elon Musk, CEO da marca de elétricos, já disse que quer vender 20 milhões de carros por ano até 2030. Nem os grupos Toyota ou Volkswagen conseguem chegar a tal marca. Cada uma chega, quanto muito, na metade do que a Tesla almeja vender em um ano.
Mas o fato é que a Tesla tem crescido. E rápido. Recentemente chegou à marca de 1 milhão de unidades produzidas em Xangai, na China, em uma fábrica inaugurada em dezembro de 2019. Agora, o Model Y pode ficar entre os cinco carros vendidos do mundo em 2022. De acordo com informações do Bloomberg New Energy Finance, a Tesla já entregou 500 mil unidades do Model Y em pouco menos de dez meses.
A estimativa para 2022 é que a fabricante de elétricos venda 760 mil unidades do Model Y. Comparando com a lista dos dez mais vendidos no mundo em 2021, o Model Y estaria em 4º, atrás apenas de Toyota RAV4, Toyota Corolla e Honda CR-V. Com um mercado que deve se manter estável em 2022, não é difícil vermos um carro de Musk entre os cinco mais vendidos neste ano.
Em 2021, a Tesla estreou no Top 10 com o Model 3, que foi o nono carro mais vendido no globo com 508 mil unidades, número que o Model Y está batendo já em outubro de 2022. Por mais que o SUV elétrico não chegue entre os cinco mais vendidos, é bem possível que ele chegue bem perto deste seleto grupo de automóveis, brigando com nomes como Nissan Sentra, Toyota Camry, Honda HR-V, Ford F-Series, Toyota Hilux e Honda Accord.
Projeção para 2022
Para 2022, Musk disse recentemente que a Tesla poderia chegar a 2 milhões de unidades vendidas, se não sofrer nenhuma interrupção na produção. Isso seria possível a partir do crescimento na produção das fábricas de Berlim, na Alemanha, e na própria Gigafactory de Xangai, na China, que parou algumas vezes nos últimos meses devido à surtos de COVID-19.
A Tesla ainda tem duas fábricas nos Estados Unidos, sendo uma em Fremont, Califórnia, e outra em Austin, Texas. Essa última, inclusive, em fase final de construção e que vai produzir a picape Cybertruck. Uma quinta fábrica já é cotada, podendo ser erguida ou no Canadá ou no México.
>>Dono da Tesla vende perfume com cheiro de “desejo repugnante”
>>Carro voador da Tesla chinesa faz primeiro voo público em Dubai