Desde que a Tesla revelou o novo interior dos reestilizados Model S e Model X, muitas perguntas foram levantadas. Afinal, a marca os lançou com um volante estranhíssimo e removeu as hastes de comando dos limpadores e setas. Mas o que ninguém havia reparado ainda é que a Tesla também eliminou a manopla de câmbio.
Questionado por um usuário no Twitter, Elon Musk, CEO da Tesla, revelou que Model S e Model X de fato não têm mais um seletor de marcha. Segundo o executivo, “o carro consegue adivinhar que direção ir se baseando em obstáculos, contexto e através do GPS”.
Ou seja, tanto o sedã elétrico quanto o SUV elétrico, em tese, saberão a hora correta de engatar a marcha ré ou colocar o câmbio em Drive. Como isso funcionará na prática e se não haverá episódios de confusão total do sistema, ainda não sabemos. Mas a Tesla já se mostrou bastante eficiente em sistemas eletrônicos avançados.
Apesar disso, Musk garante que será possível escolher a marcha através da central multimídia ao invés de deixar o sistema atuando sozinho. Vale lembrar que os carros da Tesla não possuem botão de partida pois, ao serem destrancados, já estão prontos para rodar.
Outras remoções
Model S e Model X também abriram mão das hastes de comando para seta e limpadores. Para indicar a direção, há dois pequenos botões no volante. Já para os limpadores, o sistema automático está sempre ativo, mas é possível controla-lo pela central multimídia.
Outra atualização recente sobre os elétricos é que a Tesla oferecerá como opcional o volante com formato normal. Depois da polêmica causada pelo volante cortado e quadrado, o layout tradicional será ofertado para não afastar o público da marca – além disso, esse tipo de layout de volante é proibido em alguns países.
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