A Tesla e a Índia finalmente parecem estar chegando a um acordo promissor, depois de inúmeras reuniões frustrada. Segundo o jornal Times of India, a marca de Elon Musk iniciou discussões com o governo indiano para a possível instalação de uma fábrica de montagem de veículos no país, com capacidade anual de até 500 mil carros.
A empresa de veículos elétricos planeja fabricar um modelo com preço em torno de US$ 24 mil, cerca de R$ 120 mil. Embora não haja informações detalhadas sobre o carro, caso se concretize, seria o modelo mais acessível da Tesla.
Curiosamente, esse é o mesmo preço-alvo estabelecido pela Tesla para o seu futuro veículo elétrico compacto que será produzido na China e no México. Produzir o carro na Índia também faria sentido devido aos custos mais baixos de produção no país.
Além disso, fontes do governo relataram ao jornal que a fabricante dos EUA está considerando usar a Índia como base para exportar para países da região mais próxima do Oriente Médio.
Uma fonte anônima afirmou ao Times of India que a Tesla apresentou um plano ambicioso, e disse que tem confiança de que o resultado será positivo desta vez, especialmente por envolver produção local e exportações.
As negociações estão sendo lideradas pelo Ministério do Comércio e Indústria e espera-se que o governo apresente uma resposta favorável, ao mesmo tempo em que garante uma concorrência justa para outras montadoras.
Este último desenvolvimento nas relações entre a Tesla e a Índia ocorre logo após o encontro entre o CEO Elon Musk e o Primeiro-Ministro Narendra Modi em 21 de junho, durante a visita de Modi aos Estados Unidos. Musk expressou sua admiração por Modi, afirmando que o primeiro-ministro o incentivou a investir na Índia.
O governo indiano sempre foi claro em sua posição de que não abriria seu mercado automobilístico para a Tesla, a menos que a empresa concordasse em estabelecer uma fábrica de montagem no país.
A Índia tem sido um mercado estratégico para a Tesla há anos, mas os planos de entrada foram abandonados no ano passado quando o governo se recusou a oferecer incentivos especiais que permitiriam a importação de veículos elétricos com impostos mais baixos.
Depois de um longo impasse, a montadora retomou as discussões com o governo indiano em maio, quando uma equipe da empresa visitou o país antes da visita de Modi aos EUA.
>> Tesla toma atitude polêmica para carros usados e revolta proprietários
>> Peugeot 208 2024 chega sem reestilização e apenas aspirado
>> Citroën C3 e outros 14 carros já tiraram zero no Latin NCAP