Nos últimos tempos a Chery tem se esforçado em multiplicar ao máximo seus carros e fazê-los conviver juntos. Exemplo é o Arrizo 6 e sua versão PRO ou o Tiggo 2 com o Tiggo 3X. Mas nada supera o que agora foi feito com o Tiggo 8. Além da versão vendida pela CAOA Chery no Brasil e do Plus, agora a Chery lança o inédito Tiggo 8 PRO.
Enquanto o Plus segue por um visual mais elegante, o PRO tem pegada esportiva e parecida com o Omoda 5. Já o Tiggo 8 padrão, que é a única opção na CAOA Chery, segue pela antiga identidade visual da marca. Os três tem a mesma plataforma e chapas laterais iguais. O que muda, no entanto, é o visual dianteiro e traseiro.
O Tiggo 8 PRO tem faróis finos que mudam a parte interna de acordo com a versão, ainda que sejam sempre de LED. Na variante mais esportiva, a lente escura combina com os elementos em preto da grade frontal. Já no modelo mais refinado, o desenho interno dos faróis parece excessivamente o dos modelos Touring da Honda. A grade, nesse caso, tem pontos cromados.
Em ambos, a lateral recebe uma falsa saída de ar entre o para-lama dianteiro e as portas. O desenho parece do emblema das versões dos Volkswagen Polo, Virtus e T-Cross. Contudo, em uma escala maior. Na parte inferior das portas há um friso vermelho que evidencia o lado mais esportivo do PRO.
A traseira é moderna, com lanternas conectadas totalmente feitas por LEDs. A placa fica na região do porta-malas e o nome Chery vem estampado logo acima dela, ao invés do logo oval da marca chinesa. Existem duas variantes de para-choque: a AWD tem saída quadrupla de escape e a com tração dianteira tem saída dupla, mas com área cinza maior.
Tiggo 8 mais potente que o Tiguan
Imagens do interior não foram reveladas, mas a gama de motores do Tiggo 8 PRO é interessante. Ao invés de usar o motor 1.6 do modelo da CAOA Chery com 187 cv, ele tem dois novos motores com mais cavalaria. As versões de entrada usam um 1.5 turbo com 197 cv, 10 cv a mais que o modelo nacional.
Contudo, a variante mais interessante é a 2.0 quatro cilindros turbo. Nessa configuração, o SUV de sete lugares entrega 254 cv e conta com tração nas quatro rodas. É potência suficiente para deixar o VW Tiguan R-Line com seus 230 cv comendo poeira. Ao contrário do Tiggo 8 Plus, o PRO não terá versão híbrida.
>>CAOA Chery Tiggo 8: finalmente dá para dizer sim | Avaliação
>>Exclusivo: CAOA Chery Tiggo 8 Plus chega até janeiro de 2022