Destaque

Tecnológico, Volvo XC60 é lançado no Brasil

SUV tem preços entre R$ 239.950 e R$ 269.950

Em pré-venda desde junho com preços “especiais”, o Volvo XC60 está sendo oficialmente lançado no Brasil. O modelo chegará às lojas em setembro, em três versões: Momentum (R$ 239.950), Inscription (R$ 259.950) e R-Design (R$ 269.950).

Enquanto a primeira geração vendeu 1 milhão de unidades no mundo – 18 mil no Brasil, a segunda geração do XC60 promete aumentar ainda mais esse número. Resta apenas saber se o preço vai permitir isso.

Produzido na plataforma SPA (compartilhada com o XC90), o X60 herda também do irmão maior o visual formado pelos faróis “martelo de Thor” e lanternas na coluna “C” que se estendem pela tampa do porta-malas. Visualmente, o XC60 é um dos SUVs mais belos de seu segmento — que tem como concorrentes o BMW X3, Mercedes GLC e Range Rover Evoque.

Ao menos por enquanto, o SUV sueco será equipado em todas as versões com o motor 2.0 turbo a gasolina (T5) de 257 cv e 35,7 kgfm de torque, disponível entre 1.500 rpm e 4.800 rpm. A transmissão é automática de oito marchas, com tração integral e cinco modos de condução. Por enquanto, não há versão com motor diesel.

Na lista de equipamentos de série, as três versões trazem central multimídia com tela de 9 polegadas e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, além de navegador GPS e sistema de som com 10 alto-falantes. Soma-se ao pacote bancos com ajustes elétricos — com memória para o do motorista, painel de instrumentos com tela de 8 polegadas (sendo de 12,3 configurável na versão Inscription e R-Design), teto-solar panorâmico e fechamento elétrico da tampa do porta-malas. Para completar, o veículo dispõe de abertura e fechamento automático da tampa do porta-malas ao passar o pé debaixo do para-choque.

XC60 R-design tem visual esportivo (divulgação)

Como todo Volvo, os equipamentos de segurança são um capítulo a parte. O XC60 tem controles de estabilidade e tração, alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa e proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical. Às versões Inscription e R-Design são acrescentados ainda alerta de colisão traseira, controle de velocidade adaptativo, assistente de direção semiautônoma a até 130 km/h, alerta de ponto cego e aviso de invasão na pista contrária.

Veja mais:

>> Volvo XC40 aparece em teaser “vazado”

>> Volvo XC60 T8 vai a 421 cv com kit de preparação da Polestar

>> BMW confirma novo X3 para o Brasil