Destaque

Por R$ 56 mil, Tata Tiago EV é carro elétrico mais barato do mundo

Desconsiderando os microcarros chineses que não podem rodar na estrada, Tata Tiago é o carro elétrico mais barato do mundo

carro elétrico mais barato do mundo
Tata Tiago EV [divulgação]

Assim como no passado criou o Nano para ser o carro mais barato do mundo, a Tata agora quer o título entre os modelos elétricos. Se deixarmos de lado os minicarros chineses de duas portas e performance que os torna impraticáveis nas estradas (além de não serem vendidos fora da China), o Tata Tiago EV é o carro elétrico mais barato do mundo.

Por enquanto exclusivo do mercado indiano, o Tata Tiago EV será vendido em sete versões diferentes com dois tipos de bateria, três opções de carregamento e quatro variantes de acabamento. Com isso, os preços vão de 849 mil rúpias até 1,79 milhão de rúpias, o que convertido diretamente fica entre R$ 56.391 e R$ 118.894.

Mas o que faz o Tata Tiago EV de entrada custar o dobro do topo de linha? Baterias e equipamentos. O modelo de entrada atende pelo nome de XE e traz baterias de 19,2 kWh e capacidade de carga de até 33 kWh. Isso significa que ele roda 250 km com uma carga completa e demora mais para carregar.

Tata Tiago EV [divulgação]
Tata Tiago EV [divulgação]
O modelo topo de linha XZ+ Tech LUX traz baterias de 24 kWh capazes de o levar a 315 km com carga completa. Além disso, tem carregamento de 7,2 kWh, ou seja, carrega na metade do tempo do modelo de entrada. Todos, porém, usam mesmo motor elétrico de 74 cv e 11,6 kgfm de torque.

Em relação ao modelo a combustão, o carro elétrico mais barato do mundo traz filete azul na grade frontal, coloração aplicada também nas bordas das luzes de neblina e rodas. A grade superior é fechada com plástico preto brilhante, enquanto a inferior ganha trama mais fechada na cor da carroceria.

Tata Tiago EV [divulgação]
Tata Tiago EV [divulgação]
Internamente, o Tata Tiago EV traz novo painel de instrumentos digital (mas naquele esquema simples igual ao Hyundai HB20 2023). A central multimídia tem recursos específicos para o modelo elétrico. Além disso, ele tem manopla de câmbio rotativa igual à do Kwid E-Tech, costuras azuis nos bancos e detalhes no mesmo tom nas saídas de ar. Versões mais caras tem acabamento bege.

>>Renault Kwid E-Tech volta a ser carro elétrico mais barato do Brasil

>>Os 10 carros MAIS LENTOS do Brasil | Vídeo

>>5 carros produzidos no Brasil, mas proibidos de serem comprados