Logo depois do lançamento da nova geração do S-Cross, a Suzuki teve planos ambiciosos de expansão de sua linha de SUVs revelados. A marca planeja cinco utilitários diferentes a serem lançados em um curto espaço de tempo. Todos têm foco na Índia, principal mercado da Suzuki, mas alguns serão globais. Especialmente os rivais de Jeep Commander e Hyundai Creta.
Segundo os planos revelados pela revista Autocar Índia, todos esses cinco SUVs serão lançados até 2026. O primeiro deles deverá ser o Grand Jimny. O modelo icônico, vendido no Brasil, finalmente terá uma versão de quatro portas com entre-eixos esticado. A ideia é a mesma que a Land Rover faz há anos com o Defender.
O próximo será o Brezza de segunda geração. Tal qual o S-Cross, o modelo passará somente por uma pesada reestilização. Contudo, a marca considerará como uma nova geração tamanha as mudanças previstas. Manterá os 4 metros de comprimento para brigar na base do segmento e dessa vez pode perder o nome Vitara.
O próximo na categoria será outro SUV subcompacto com 4 metros de comprimento. Enquanto o Brezza briga na faixa de entrada do segmento, o novo modelo mirará na categoria premium. Lá estão modelos como Hyundai Venue e Kia Sonet, que são os principais rivais do novo modelo. Ele pode ser o especulado Swift Cross.
Algum Suzuki para o Brasil?
Sob código YFG, o quarto SUV começa a interessar para o Brasil. Segundo a revista, trata-se da quinta geração do Vitara. O modelo terá um aumento de tamanho para chegar aos 4,30 m e brigar diretamente com o Hyundai Creta. Lá na Índia, o SUV sul-coreano é o líder da categoria, que ainda tem o Kia Seltos como grande campeão de vendas.
Por fim, o Suzuki Y17 marcará o retorno da marca japonesa ao segmento de SUVs de sete lugares. Pensado para brigar com o Jeep Commander, que será vendido como Meridian na Índia, e com o Hyundai Alcazar / Grand Creta, esse modelo será o último a ser lançado. Será o SUV mais caro da Suzuki ao redor do mundo e pode até ganhar um equivalente da Toyota.
Desde a morte do Suzuki XL7 em 2009, a marca não conta com um SUV de sete lugares em nenhum lugar do mundo. Há um XL7 à venda na Indonésia, mas ele não passa de uma minivan Ertiga com visual aventureiro.
>>Porsche Commander? SUV de 7 lugares maior que o Cayenne é cogitado
>>Quem comprou o Jeep Commander terá de pagar pelo reajuste
>>Commander só prova que a Jeep foi lá e fez de novo | Impressões