Enquanto no Brasil a Suzuki tem apenas o Jimny Sierra em suas concessionárias, a marca japonesa lançou um novo modelo barato na Índia. Seu principal mercado em todo o mundo, a Índia agora tem a nova geração do Alto K10, o modelo de entrada da marca. Rival do Renault Kwid, ele custa a partir de R$ 25.990 (399 mil rúpias na Índia).
Em termos de preço, ele fica acima apenas do Alto 800, que não tem relação direta com o novo Alto K10. Ele é um pouco mais barato que o Renault Kwid indiano, que começa em R$ 30.210 (464 mil rúpias) por lá. Contudo, esse preço baixo do modelo da Renault só é possível na versão com motor 0.8, enquanto o Alto K10 já vem com um 1.0 aspirado.
É o mesmo três cilindros Suzuki K10C usado pelos compactos Celerio e S-Presso, vendidos unicamente na Índia. Ele entrega 67 cv e 9 kgfm de torque. Serão oferecidas quatro versões com câmbio manual de cinco marchas (STD, LXi, VXi e VXi+) e duas com transmissão automatizada de embreagem única (VXi e VXi+). Os preços chegam no máximo a 584 mil rúpias (R$ 38 mil).
Em relação ao Alto 800, o novo Alto K10 é 8,5 cm mais longo e 4,5 cm mais alto, mas mantém a mesma largura de 1,49 m do modelo antigo. Assim, ele marca 3,53 m no comprimento e 1,52 m na altura. Comparando ao Kwid vendido no Brasil, o Suzuki indiano é 15 cm mais curto, 8 cm mais estreito e 5 cm mais alto. Contudo, a plataforma é a nova Heartect usada no Celerio.
Visualmente ele ficou bem diferente de antes. A dianteira é dominada por uma grade frontal em colmeia com um enorme sorriso. Logo acima, faróis simples de parábola única formam um visual bem simpático ao modelo. Na traseira, lanternas pequenas e visual bem simples. Já a cabine é bem espartana e traz painel digital simplório tal qual o do Kwid.
>>Suzuki Swift Sport: o esquecido ‘foguete de bolso’ japonês
>>Fim da linha: Suzuki Jimny se despede depois de 23 anos
>>Nova Suzuki Hayabusa é confirmada no Brasil por R$ 124.500