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Suzuki Jimny ganha duas portas e fica do tamanho do Citroën C3

Respeitando a legislação indiana, Suzuki Jimny ganha o mesmo porte de um Citroën C3, mesmo depois de ter sido esticado

Suzuki Jimny [divulgação]
Suzuki Jimny [divulgação]

Demorou, mas finalmente o Suzuki Jimny tem uma versão de quatro portas. Junto do Mercedes-Benz Classe G, Land Rover Defender e Jeep Wrangler, ele forma o quarteto de SUVs mais icônicos do mundo, mas era o único que só tinha versão duas portas. Isso tudo mudou com a apresentação do novo modelo que tem porte de Citroën C3.

Para a inclusão das portas extras, o Suzuki Jimny foi esticado em 34 cm, atingindo 3,98 m de comprimento – exatamente o mesmo comprimento da nova geração do Citroën C3. Lá na Índia, onde o modelo foi apresentado, a lei determina reduções fortíssimas de impostos para carros com até 4 metros de comprimento. Por isso o Jimny não foi esticado demais.

No restante da fita métrica, ele mantém os 1,64 m de largura do modelo duas portas, assim como os 1,72 m de altura. Novamente comparando ao Citroën C3, o hatch subcompacto da Stellantis é 1 cm mais largo, mas perde em altura por 14 cm – isso porque é um carro bem alto, mas não é um SUV como o Suzuki Jimny.

Suzuki Jimny [divulgação]
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O mais interessante é que a montadora japonesa não trocou o nome do modelo. Rumores apontavam para Grand Jimny ou Jimny Long, mas a Suzuki simplesmente adicionou o termo 5 portas para ele, enquanto o menor segue como 3 portas. Lembrando que o porta-malas entra para a conta de portas, nesse caso, por permitir acesso ao interior.

Aumento de peso, não de potência

A mudança de comprimento adicionou 75 kg a 120 kg ao peso total do Jimny, a depender da versão. Com isso, chega agora a 1.195 kg na versão de entrada e 1.210 kg na topo de linha. Já o porta-malas cresceu de 208 litros da versão menor para 332 litros no alongado. Apesar disso, ele segue levando só quatro passageiros. 

Suzuki Jimny [divulgação]
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O motor segue o mesmo 1.5 quatro cilindros aspirado de 108 cv e 14,1 kgfm de torque ligado a um câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas. A tração nas quatro rodas, como é mandatório para esse tipo de carro, conta com acionamento por alavanca. 

No Brasil hoje a Suzuki tem sua linha composta única e exclusivamente pelo Jimny Sierra de duas portas. O modelo maior, que por enquanto será produzido somente na Índia é negociado pela Suzuki para ser vendido por aqui.

Suzuki Jimny [divulgação]
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Em comunicado a marca diz: “A HPE Automotores, detentora dos direitos de produção e comercialização da Suzuki Veículos no Brasil está negociando com a Suzuki Global para que, no longo prazo, esses modelos estejam disponíveis para os clientes brasileiros.”

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