Os SUVs estão por todas as partes, mas o peso desses veículos acaba sendo maior que o de um sedã ou perua, já que há mais lataria. E prédios mais antigos não foram preparados para suportarem esse peso adicional em sua estrutura. Por isso, conforme publicou o site Auto Papo, os utilitários podem ter sido os responsáveis pelo desabamento de uma garagem.
O acidente aconteceu em Nova York, em uma garagem antiga na ilha de Manhattan. Nas imagens, é possível ver uma grande quantidade de SUVs e vans grandes, já que esses veículos são bastante comuns nos Estados Unidos. Afinal, o público americano acha que quanto maior o carro, melhor.
Segundo a reportagem, o relatório preliminar dos bombeiros nova-iorquinos diz que o colapso do prédio foi causado pelo número de carros pesados que estavam na garagem. E como o prédio tinha 98 anos, sua estrutura jamais teria sido pensada para aguentar carros com o tamanho e peso dos atuais.
O prédio tinha três andares, sendo que o último era usado como estacionamento. Com isso, os veículos grandes ficavam posicionados na cobertura, o que pode ter causado o colapso da estrutura do prédio.
Alerta para os elétricos
Embora nesse caso o problema pode ter sido o peso do SUVs, o desabamento do prédio acende a luz de alerta também para os carros elétricos. Afinal, as baterias acabam aumentando bastante o peso desses veículos, mesmo no caso dos mais compactos.
Dessa forma, será preciso manter todas as estruturas preparadas para o aumento da frota elétrica. E no caso de edificações mais antigas, o ideal era que fosse feito um estudo para saber qual a quantidade máxima de veículos mais pesados que é comportada.
>> BYD apresenta vários conceitos; tem até SUV que flutua na água
>> Renault pode reviver nome de modelo polêmico em SUV cupê
>> Toyota anuncia investimento de R$ 1,7 bilhão para produzir SUV