Uma das categorias que recebe praticamente novos carros todos os dias é a de SUVs. Esses modelos mais altos se tornaram queridos dos consumidores e fazem sucesso a cada dia mais. A Europa divulgou seus números de vendas ao longo dos 12 últimos meses e comprovou que esses carros mais encorpados foram e são sinônimo de sucesso.
Segundo dados divulgados pelo portal Automotive News Europe, os SUVs conseguiram a façanha de vender mais do que todas as outras categorias de carros juntas. Em todo o ano de 2023, as vendas desses modelos atingiram a marca de 51%. O restante foi ocupado pelos hatches, sedãs, peruas e caminhões. Os especialistas ainda pontuaram que houve um aumento de 19% nas vendas se comparado com o índice de 2022.
O público europeu ainda mostrou que prefere os modelos mais compactos do que os grandes, já que eles marcaram 4,1 milhões de unidades comercializadas. Se engana que somente os SUVs de marcas generalistas bombaram. Aqueles produzidos por montadoras mais premium também entraram na onda e comercializaram 843.939 vendas e tiveram um crescimento anual de 31% em relação à 2022.
Sai da frente para a Tesla passar
Com todo esse aumento expressivo nas vendas de SUVs, o leitor do Auto+ deve se perguntar qual deles foi o que mais teve crescimento. Para surpresa do público, somente em 2023 e em toda a região europeia, quem mais foi buscado para a compra foi o Tesla Model Y. O SUV elétrico angariou apenas 85% das buscas de toda sua categoria.
O ano de 2023 encerrou em alta para a marca comandada por Elon Musk. Agora, ele está bem contente com essas informações e já segue de olho nos próximos projetos para sua montadora. Um dado muito interessante a ser analisado, é que de acordo com o portal europeu, os moradores dessa região são mais fãs dos SUVs compactos do que dos grandes, como é o caso da América, a qual prefere os SUVs maiores.
Você gosta de SUV compacto, médio ou grande? Prefere eles ou os hatches e sedãs? Conte nos comentários
>>BYD Dolhpin Mini custará menos que um VW Polo TSI manual
>>Mini surpreende e anuncia versão a combustão para o Cooper
>>SUV da Ford que matou Fiesta e EcoSport ganha novo visual