Os SUVs em geral estão cada vez mais populares. No Brasil, a maior parte deles são da categoria dos compactos, que hoje conta com diversos integrantes. Porém, mesmo com a alta concorrência por vendas, alguns exageram nos seus preços. Depois de listar os 5 SUVs mais baratos do Brasil, vamos mostrar agora quais são os SUVs compactos mais caros do Brasil.
Para definição dessa lista, pesquisamos as versões mais caras de todos os SUVs compactos vendidos oficialmente no mercado brasileiro. Vale ressaltar que consideramos todos os opcionais disponíveis para classificação deles no ranking, justamente para descobrirmos qual o limite do preço de cada um. Desconsideramos os Hyundai Kona EV e Hybrid, pois eles atuam em um segmento mais nichado.
5 – Chevrolet Tracker Premier: R$ 169.370
Começando pelo quinto lugar, ou seja, do menos caro para o mais caro dessa lista, encontramos o Chevrolet Tracker Premier. Ele parte de R$ 167.620, mas quando adicionamos alguma pintura metálica (R$ 1.750), seu preço chega aos R$ 169.370.
Nessa versão Premier, o modelo é equipado com o motor 1.2 turbo flex de 3 cilindros em linha, que rende até 133 cv e 21,4 kgfm quando abastecido com etanol. Já sua transmissão é do tipo automática convencional com 6 marchas. A tração é somente dianteira.
4 – Hyundai Creta Ultimate: R$ 183.190
Na quarta posição entre os SUVs compactos mais caros do Brasil, há uma diferença expressiva de R$ 13.820 em relação ao colocado anterior. O Hyundai Creta parte dos R$ 179.890 na versão de topo Ultimate. Porém, pode receber uma pintura metálica com teto preto, que custa R$ 3.300. Assim, seu preço salta para R$ 183.190.
Apesar de trazer motor turbo em versões mais básicas, o Creta Ultimate utiliza um tradicional propulsor 2.0 flex aspirado de 4 cilindros em linha. Com etanol ele rende até 167 cv e 20,6 kgfm, e está sempre associado ao câmbio automático convencional com 6 marchas.
3 – Volkswagen T-Cross Highline: R$ 189.750
O Volkswagen T-Cross consegue ser ainda mais caro que os modelos anteriores. Na versão Highline ele parte de R$ 174.690. Porém, há alguns opcionais que elevam o preço para quase R$ 190.000. O Pacote Bicolor II custa R$ 2.120 e entrega logotipos, retrovisores e rodas escurecidas, além do teto pintado em preto.
As cores metálicas ou especiais podem acrescentar R$ 1.750, mas existem ainda outros dois itens: o Pacote Sky View traz o teto-solar elétrico panorâmico por R$ 7.280. Já o Pacote Tech entrega faróis full LED com ajuste elétrico de altura, e também o Park Assist (estacionamento automático) por R$ 3.910.
O T-Cross Highline emprega o motor 1.4 250 TSI, um turbo flex de 4 cilindros em linha. Ele alcança 150 cv e 25,5 kgfm, independentemente do combustível utilizado no tanque. O câmbio é bem tradicional: assim como os SUVs anteriores, é automático de 6 velocidades.
2 – Jeep Renegade Série S ou Trailhawk: R$ 193.790
O Jeep Renegade recebe o título de segundo SUV compacto mais caro do país. As versões Série S ou Trailhawk partem de R$ 180.990, mas podem chegar aos R$ 193.790 com todos os opcionais. São eles: pintura perolizada por R$ 2.300 e Jeep Adventure Intelligence (serviço de conectividade inteligente) por R$ 1.900.
É possível ainda optar pelo teto-solar elétrico panorâmico, chamado de Command View. Ele custa altos R$ 8.600. O Renegade usa, em todas as versões, o motor 1.3 T270, que é um turbo flex de 4 cilindros em linha. São 185 cv (E) e 27,5 kgfm, mas o diferencial fica na tração e transmissão (automática de 9 marchas). Ele é o único dessa lista com tração 4×4.
1 – Honda HR-V Touring: R$ 198.100
E entre os SUVs compactos mais caros do Brasil, quem lidera é o Honda HR-V. Seu preço inicial já é extremamente alto: R$ 195.800. Contudo, ele pode chegar aos absurdos R$ 198.100 quando equipado com a pintura perolizada Branco Topázio (R$ 2.300).
Nessa versão o modelo utiliza o propulsor 1.5 turbo flex de também 4 cilindros em linha. Independentemente do combustível escolhido pelo proprietário, são entregues 177 cv e 24,5 kgfm. Ao contrário do Jeep Renegade, que se diferencia pela tração nas quatro rodas, o Honda HR-V não possui nenhum diferencial importante para justificar seus quase R$ 200.000.
Você compraria algum destes modelos? Conte nos comentários.
>> Quais são os SUVs mais baratos do Brasil e o que entregam?
>> JAC promete SUV híbrido plug-in e picape a diesel no Brasil
>> Nova Amarok chega no 1ª semestre e VW terá mais três SUVs