Não é segredo para ninguém que a família Citroën C3 será constituída de três modelos. Desde o lançamento do modelo no Brasil e na Índia, a então PSA havia falado que o projeto C-Cubed provia três modelos: um hatch (C3), um SUV (C3 Aircross) e um sedã. E agora o terceiro modelo começou a ganhar as ruas e indica mudança de rumos.
O flagra feito pelo perfil Auto Tempo indica que o Citroën C3 X será mais próximo ao SUV da família do que ao hatch. Isso porque o novo modelo terá os mesmos para-lamas alargados do Aircross e, ao que tudo indica, a mesma dianteira. No flagra, a grade frontal do modelo camuflado é idêntica à do SUV de sete lugares.
Ou seja, é possível até que o C3 X mantenha a dianteira com a antiga identidade visual da Citroën, não sendo ele o primeiro modelo da marca por aqui com o novo logo. Outro indicativo de proximidade com o Aircross é o comprimento total do modelo. Ele nitidamente tem entre-eixos maior do que o do C3 e parece ter balanço traseiro longo.
A camuflagem esconde a traseira com vidro com queda suave. Como o próprio C3 tem visual aventureiro, e o Aircross ressalta isso ainda mais, é possível que o modelo novo seja vendido como SUV cupê, não como sedã. Isso fomenta ainda mais o uso do nome C3 X, onde o X é aplicado a modelos da Citroën com essa pegada, como C4 X e C5 X.
Turbinado igual ao primo
Seguindo o Aircross, o C3 X deverá ser vendido somente com motor 1.0 três cilindros turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque. A transmissão, como padrão para esse motor, é CVT. É possível que uma versão 1.6 aspirada surja, mas somente para exportação. Com o lançamento do C3 X, a vida do C4 Cactus ficará ainda mais difícil.
O lançamento do novo SUV cupê da Citroën (ou sedã compacto) só acontecerá em 2024 e ele fechará o ciclo de investimentos do projeto C-Cubed. Ele será produzido no Brasil na fábrica de Porto Real, Rio de Janeiro, a qual hoje só faz carros da Citroën. Ele também deve ser produzido na Índia ao lado dos outros dois irmãos. Há chance de ele ir a Europa também.
Você acha que o Citroën C3 X fará tanto sucesso quanto o Fiat Fastback? Conte nos comentários.
>>Carros para comprar pelo preço do Citroën C3 Aircross
>>Citroën C3 Aircross é simples, mas prático | Impressões
>>Citroën C3 Aircross rodou mais de 500.000 km em testes no Brasil