Desde que o carro elétrico deixou de ser um sonho do futuro e se tornou uma realidade, a corrida pela autonomia alta começou. Carros com baixa autonomia são, em geral, repelidos pelo mercado, enquanto modelos que rodam muitos quilômetros chamam a atenção. Mas e que tal um SUV chinês que chega a absurdos 1.000 km com uma carga?
Para rodar hoje essa mesma quilometragem com um carro a combustão é preciso apelar para um modelo diesel com tanque grande. Ou tentar a sorte com um híbrido do tipo plug-in. Rodar mil quilômetros com uma carga completa de energia é algo que beira o absurdo, mas é o que a GAC conseguiu com o Aion LX Plus.
O SUV conta com diversas versões na China, com variantes com autonomia de 500 km, 600 km, 700 km e a Plus com alcance de 1.000 km. Os números são conseguidos pelo protocolo NEDC usado na China, mais generoso que o WLTP usado na Europa e o EPA nos EUA. No Brasil não há padrão de medição de autonomia de carros elétricos por enquanto.
Para conseguir tal feito, o GAC Aion LX conta com baterias com densidade de 205 Wh/kg. Elas são feitas com células de grafeno combinado a um cátodo feito à base de silicone. Essa nova tecnologia permitiu não somente aumentar a autonomia como reduzir o tamanho do conjunto em 20% e o peso em 14%.
Carga rápida
Outro benefício também é o tempo de carregamento. Segundo a GAC, o SUV elétrico consegue recuperar 80% da bateria em apenas 8 minutos em carregadores de 480 kW. Se a bateria já estiver em pelo menos 30%, ele atinge os 80% em menos de cinco minutos. Ou seja, o pouco tempo a mais do que levaria para abastecer um carro a combustão.
Ainda não foi especificada qual a potência dessa nova versão do SUV elétrico chinês. Ele conta com variantes de 181 cv, 201 cv e 402 cv, sendo a mais potente a única com tração integral.
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