![YangWang U9 da BYD [divulgação] YangWang U9 da BYD [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Yangwang-U9-3-1024x533_edited-990x556.jpg)
A BYD está determinada em se tornar um dos maiores grupos automotivos do mundo. Além de investir forte no mercado brasileiro, a marca chinesa tem feito diversos lançamentos em outros mercados, como o supercarro elétrico YangWang U9, que estreou no Salão de Xangai. Vale lembrar que o modelo é parte da nova divisão de luxo YangWang da BYD.
O esportivo chama a atenção pelo design moderno e pelos 1.100 cv de potência, mas há outros atributos interessantes. Em um vídeo divulgado pela BYD, é possível ver o U9 rodando numa boa com apenas três rodas. Dessa forma, caso haja algum problema com um dos pneus, o carro é capaz de seguir o caminho com um aro a menos.
Por mais que seja um recurso muito interessante, ele não é inédito. Na verdade, a Citroën já ostentava um sistema parecido nos anos 1950, quando o primeiro DS foi lançado. O sistema hidropneumático permitia que o carro rodasse tranquilamente sem uma das rodas traseiras, além de garantir uma estabilidade acima da média para o modelo.
É possível ver o U9 saltando no vídeo, como se fosse uma criança pulando corda, e também se mexendo sozinho. Esses movimentos da suspensão parecem com o carro da Williams na Fórmula 1, quando o sistema de suspensão ativa era permitido entre 1992 e 1993. A cena do bólido da equipe se movimentando nos boxes impressionou a todos na época, assim como o supercarro elétrico agora.
Por conta desse sistema inteligente, a suspensão do U9 pode reduzir sua altura em relação ao solo, e também deixar o carro menos suscetível a capotamentos. Com 1.100 cv de potência e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2 segundos, é uma boa conseguir reduzir ao máximo o risco de o esportivo da BYD capotar.
>> BYD Yuan Plus aproxima SUVs a combustão e elétricos | Avaliação
>> Citroën C3 supera Nivus e é eleito o melhor carro urbano do mundo