Destaque

Stellantis joga no rio segredo que pode salvar marca

O próximo modelo da Lancia acabou sendo revelado de uma forma bem inusitada; após suposto roubo, uma unidade sem camuflagem caiu em um rio.

Peugeot 408 [divulgação]
Peugeot 408 [divulgação]

Ao longo de vários anos, você já deve ter visto algumas formas bem diferentes de apresentar um carro. Para não ser tudo tão tradicional, as montadoras as vezes procuram inovar na revelação de novos modelos. Com a Stellantis a situação foi um pouco diferente, pois um futuro modelo elétrico da Lancia foi roubado antes do lançamento e caiu em um rio, sendo visto sem camuflagem pelo mundo todo.

É verdade que a Lancia não tem obtido um desempenho muito bom nos últimos anos, e hoje conta com somente um modelo disponível para venda, o Ypsilon. Sua salvação pode estar na nova geração do modelo, que será lançada primeiramente na configuração totalmente elétrica.

Revelação inusitada

Uma história diferente teve início há mais ou menos 1 mês. Isso porque um modelo até então desconhecido foi roubado de um caminhão em Montbéliard, na França. Dias atrás as autoridades locais receberam uma notificação anônima dizendo que havia um carro dentro de um rio.

Lancia Ypsilon EV [Lionel Vadam / L'Est Républicain]
Lancia Ypsilon EV [Lionel Vadam / L’Est Républicain]

Até então tudo parece bem normal, mas poucos sabiam que toda essa situação envolvia um grande segredo. O carro dentro do rio nada mais é que o Lancia Ypsilon de nova geração, movido a eletricidade. A questão é que a unidade retirada da água estava totalmente sem camuflagem, revelando pela primeira vez o design do hatch derivado do Peugeot 208.

Lancia Ypsilon EV

O Ypsilon elétrico promete melhorar (e muito) a situação da Lancia, que enfrenta problemas desde a crise financeira da Fiat, sua dona, nos começo dos anos 2000. Hoje as marcas fazem parte do grupo Stellantis, e por isso também compartilham diversos aspectos com outras montadoras.

Lancia Ypsilon EV [Lionel Vadam / L'Est Républicain]
Lancia Ypsilon EV [Lionel Vadam / L’Est Républicain]

Essa nova geração, por exemplo, utiliza a conhecida e moderna plataforma CMP (Common Modular Platform) do extinto grupo PSA, composto por Citroën e Peugeot e que hoje também são da Stellantis. Contudo, o flagra deixa claro que o novo modelo é um derivado do Peugeot 208 e do Opel Corsa.

Nas imagens do modelo sendo retirado do rio, podemos notar belas rodas de liga-leve diamantadas e maçanetas traseiras incorporadas à coluna C, esta que inclusive traz um logotipo da Lancia. A traseira do modelo tem lanternas com formato redondo, mas ainda é cedo para cravar que se trata de seu design final.

Lancia Ypsilon EV [Lionel Vadam / L'Est Républicain]
Lancia Ypsilon EV [Lionel Vadam / L’Est Républicain]

A dianteira segue bastante o teaser revelado pela Stellantis, onde mostra uma barra em black piano logo acima de onde seria a grade frontal, e uma barra luminosa em LED abaixo do logotipo por escrito da marca. Vale ressaltar que os detalhes nas caixas de roda são pintados em preto brilhante para aumentar a sensação de SUV, embora ainda seja um hatchback.

Qual a situação mais bizarra que você já viu envolvendo um carro de testes? Conte nos comentários.

>> Lancia ressuscitará com um Corsa / 208 com bandeja no painel

>> Stellantis troca Jeep Avenger por novos Pulse, Fastback e Uno

>> Fiat Pulse tem só 2 estrelas no teste de segurança do Latin NCAP