A megafusão dos grupos FCA e PSA para criação da Stellantis já começa a mostrar bons frutos. O gigantesco conglomerado vendeu 480.888 carros nos dois primeiros meses na Europa contra 452.400 modelos do grupo Volkswagen.
Segundo o Automotive News, a maior contribuição para esse resultado vem da Peugeot. A marca francesa tem 208 e 2008 como os carros mais vendidos do continente. Sozinho o hatch teve 18.351 unidades comercializadas nos dois primeiros meses do ano. Já o SUV compacto teve 16.845 vendas por toda Europa.
Eles são seguidos de perto do Volkswagen Golf, modelo que, até então, era o mais vendido do continente. Quando somados os veículos comerciais, a VW ainda domina: em 2020 formam vendidos 3,23 milhões de carros do grupo alemão. Já a Stellantis teve 3,03 milhões de veículos comercializados.
Vale ressaltar que em número de fabricantes, o grupo Stellantis está mais bem servido que o Volkswagen. Além de Peugeot e Fiat, o grupo conta com Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Vauxhall e RAM. Na Europa as únicas marcas não atuantes são RAM e Chrysler.
Já o grupo Volkswagen tem em suas mãos as marcas Skoda, Seat, Audi, Porsche, Bentley, Scania, Ducati, Lamborghini, Bugatti e MAN. Ou seja, o grupo Stellantis tem a vantagem de ter duas marcas a mais que o que controla a Volkswagen.
Nos próximos anos a sinergia entre os lados PSA e FCA será ampliada a fim de trazer mais lucro e redução drástica em custos para todas as marcas. A plataforma modular CMP do Peugeot 208 será usada por diversos modelos da Fiat e até da Jeep. Em compensação, os motores Firefly e GSE devem chegar aos modelos Peugeot e Citroën muito em breve.
>>Peugeot 208 e 2008 são os mais vendidos da Europa e superam VW Golf
>>Ford Maverick é flagrada sem camuflagem: Fiat Toro terá problemas?
>>Graças à Peugeot, novo Opel Corsa já vendeu 300 mil unidades