Destaque

Stellantis anunciará grande investimento no Brasil em fevereiro

O ano de 2024 será de novidades para a Stellantis. O grupo automotivo vai movimentar o mercado automotivo e também a economia brasileira

Stellantis [divulgação]
Fábrica Jeep em Goiana (PE) [divulgação]

A Stellantis entrou em 2024 com o pé direito. Logo após comprar as ações da empresa de autopeças DPaschoal, a marca anunciará ao público a continuação de seus investimentos no país. Contudo, Emanuele Capellano, presidente do grupo automotivo na América do Sul fez mistério acerca do valor deste novo investimento.

Antonio Filosa, ex-presidente do conglomerado e antecessor de Emanuele, tinha afirmado e divulgado que o próximo investimento seria o maior aporte da companhia na região do Nordeste. Mas, como Antonio saiu do cargo, Emanuele não confirmou se esse plano ainda segue na ativa. Este próximo investimento dará continuidade ao atual de R$ 16,2 bilhões, o qual segue em vigência até 2025.

Em um evento realizado em Campinas, interior de São Paulo, Emanuele fez seu primeiro pronunciamento. No seu discurso, um dos pontos levantados foi sobre o Regime Automotivo do Nordeste, o qual foi prorrogado no fim de dezembro de 2023. É por causa desta renovação que a Stellantis fará esse investimento a ser divulgado de forma clara em fevereiro. Na visão do executivo, esse programa traz igualdade para a região Nordeste do país, e ela ainda fica competitiva perante os níveis de produção do Sul e Sudeste brasileiros.

[divulgação]
[divulgação]

Vem um carro híbrido por aí em 2024

Emanuele quer focar na competitividade do ritmo de produção do seu grupo em terras pernambucanas, cuidar dos níveis de exportação, desenvolvimento de projetos e fornecedores e infraestrutura das plantas brasileiras, principalmente a de Goiana, Pernambuco. Questionado sobre o programa Mover ou Mobilidade Verde e Inovação, o empresário afirmou que o incentivo trará uma construção política robusta e desenvolverá a indústria automotiva do país. Já sobre números, a Stellantis fechou 2023 com 31,4% das vendas de carros no mercado interno.

Na América do Sul, ela atingiu 23,5% de participação e vendeu 878 mil veículos. Emanuele já havia trabalhado até 2021 como CFO do grupo, saiu do país e retornou em 2023. Em sua visão, a empresa ficou mais robusta. Desse modo, tanto a matriz quanto os acionistas, possuem mais motivos para continuar investindo no Brasil. Se 2023 foi recheado de lançamentos, 2024 promete mais. Em breve chegará o primeiro carro híbrido do grupo, que virá da planta pernambucana e provavelmente será um Jeep.

híbridos
Plataforma Bio-Hybrid e-DCT Stellantis [divulgação]
Você conhece as marcas que a Stellantis cuida no mundo todo? Será que seu carro é de uma dessas montadoras? Conte nos comentários

>>Dongfeng eπ 007 tem nome de filme, porta de Lamborghini e painel de McLaren

>>HB20 Limited Plus: uma ameça ao 208 Style? | Avaliação

>>Ram Rampage sem break-light está fora da lei?