Apresentado em 2020 durante a CES, o sedã elétrico Sony Vision-S 01 não era cotado para produção. A dona do PlayStation dizia que era apenas uma demonstração de tecnologias para o mercado elétrico. Mas com o novo conceito Vision-S 02, a Sony anunciou oficialmente sua divisão de automóveis.
Batizada de Sony Mobility Inc, ela explorará o mercado de carros elétricos com as versões de produção do Vision-S 01 sedã e do Vision-S 02 SUV. Ainda é cedo para dizer quais mercados receberão os modelos e quando eles serão lançados. Contudo, agora não é mais apenas uma visão de futuro da Sony.
O SUV Vision S-02 repete a fórmula da Tesla em relação os Modelo 3 e Model Y. É nítido que o SUV da Sony é uma versão mais alta do sedã. Tanto que as medidas são praticamente idênticas: 4,89 m de comprimento e 3,03 m de entre-eixos em ambos. O 02, no entanto, é mais alto e largo, chegando a 1,93 m de largura e 1,65 m de altura.
Por conta da carroceria maior, o SUV é 130 kg mais pesado que o sedã, marcando 2.480 kg na balança. A altura em relação ao solo é de 15,7 cm. Em termos visuais, as linhas básicas do sedã estão lá no SUV. Prova é a dianteira com faróis conectados por uma barra luminosa ou as linhas fortes na lateral.
A traseira com lanternas altas e conectadas remetem ao visual da dianteira. Já o teto em arco tenta dar um ar cupê ao modelo. A pintura em preto faz parte da moda dos SUVs, enquanto o teto panorâmico remete aos rivais da Tesla.
O que a fabricante do Model S e do Model X não tem é compatibilidade com PlayStation. Através de conexão 5G, o Vision-S 02 consegue se conectar ao videogame na residência do dono e reproduzir os jogos em uma das nove telas presentes no modelo.
Na parte mecânica, o SUV conta com dois motores elétricos, um na dianteira e um na traseira, cada um com 272 cv. A Sony promete velocidade máxima de 180 km/h, mas não anunciou tempo de 0 a 100 km/h. Ele conta com capacidade autônoma Level 2, capaz de dirigir sozinho, mas com motorista atento ao que acontece. Mas há previsão para condução 100% autônoma.
>>Tesla Model 3 é o 1º elétrico a ser o carro mais vendido da Europa
>>Sony continuará a testar sedã elétrico e levanta dúvidas sobre produção