Destaque

Kia e Hyundai encontram solução contra roubos dos carros

O TikTok trouxe uma grande dor de cabeça para os donos de carros da Kia e da Hyundai. Contudo, as marcas se mexeram e vão atacar os bandidos

Fábrica da VW na Alemanha [divulgação]
Fábrica da VW na Alemanha [divulgação]

Ultimamente, viralizou no TikTok uma série de vídeos em que jovens roubavam carros da Kia e Hyundai com certa facilidade. Toda a ação se desenrolava em pouco tempo e precisava de um simples cabo USB para que o carro funcionasse após toda a artimanha aplicada. Contudo, as marcas já começaram a se movimentar contra esse grande problema.

A partir de agora, as montadoras sul-coreanas vão chamar os donos de carros que não puderam receber a atualização de software, o qual não reconhecia o cabo USB como chave. Dessa forma, esses modelos vão receber um protetor de cilindro de ignição antirroubo. Essa peça, tem como intuito evitar a quebra e remoção da parte protetora de ignição e isso dificulta o acionamento do motor e o furto ou roubo do modelo.

Para protegerem ainda mais seus modelos, a Kia e a Hyundai vão aplicar nas janelas dos modelos, um adesivo que informa aos ladrões sobre a instalação da peça protetora naquele veículo. Para a Kia, o adesivo dirá aos ladrões sobre a peça e isso provavelmente os fará buscar furtar ou roubar outros carros no lugar. Para que a nova peça seja instalada, ambas as montadoras irão convocar os donos de determinados modelos. Então, eles precisarão ir até uma concessionária mais próxima para realizar o serviço.

Kia Rio [divulgação]
Kia Rio [divulgação]

TikTok é um dos culpados

Os vídeos que viralizaram no aplicativo de mídia social, mostra os jovens de um grupo intitulado “Kia Boys”. Eles entravam nos veículos quebrando as janelas ou arrombando as portas, quebravam com certa dificuldade a coluna de direção e depois de muito suor, conectavam qualquer cabo USB e o modelo era automaticamente ligado. Logo após, saíam pelas ruas dos Estados Unidos em alta velocidade.

Os carros da Kia que vão receber essa nova peça são o Forte, produzido entre 2011 e 2016, ele era o Cerato brasileiro, o Rio fabricado entre 2011 e 2021, o Sedona produzido em 2014, o Sportage fabricado entre 2011 e 2016 e o Soul montado entre 2010 e 2022. Já os modelos da Hyundai são o Accent feito entre 2011 e 2017, Elantra Coupé produzido entre 2013 e 2014, o Elantra Touring feito entre 2011 e 2012, ele era o i30 CW brasileiro, o Genesis Coupé feito entre 2011 e 2012, o Santa Fé produzido entre 2011 e 2012 e o Veracruz montado entre 2011 e 2012.

Hyundai i30 CW (divulgação)

Você já teve algum desses carros da Kia ou da Hyundai? Conte nos comentários


>>Valor do IPVA 2024 já pode ser consultado e pago por Pix

>>Motos da Haojue agora contam com preço fixo na revisão

>>Tesla copia Silvio Santos e faz Show do Milhão em 2023