Desde que a Stellantis lançou o motor T270 no Brasil há um certo tempo, o motor foi acometido com vazamento de óleo. Apesar de ser usado em vários carros, quem tomou a má fama foi o Jeep Renegade. Agora, não somente o motor 1.3 turbo apresenta esse problema, como também o 1.0 turbo.
O Auto+ recebeu com exclusividade um informativo de reparos oficialmente emitido pela Stellantis para sua rede de concessionárias com procedimentos detalhados para fazer o reparo nos motores. Segundo o comunicado, os modelos afetados são todos fabricados somente em um período curto de 2024.
Por isso não são todos os carros que contam com esses motores que serão reparados nas concessionárias ao ser avistado o vazamento de óleo. Como isso não é um problema que afeta a segurança dos passageiros e do motorista, não será convocado um recall. Contudo, a Stellantis se compromete em reparar sem custos os carros afetados.
Que carros vazam óleo?
Segundo o relatório, todo Fiat Fastback produzido entre 01 de abril e 24 de julho de 2024 pode apresentar o defeito de vazamento de óleo – isso vale para os modelos 1.0 turbo e também para os 1.3 turbo, incluindo a versão Abarth. O mesmo vale para o Pulse com fabricação entre 01 de abril e 20 de julho. A exceção é o modelo 1.3 aspirado.
Para a Fiat Strada, as unidades feitas entre 02 de abril e 29 de julho com motor 1.0 turbo podem apresentar vazamento de óleo. Já a Toro flex, com motor 1.3 turbo, tem data de fabricação comprometida entre 08 de abril e 25 de julho de 2024. São afetados também os modelos Renegade, Compass e Commander da Jeep com motor 1.3 turbo flex, mas as datas de produção não foram reveladas pela marca.
Como é feito o reparo?
O reparo será feito caso o cliente relate vazamento de óleo na parte inferior do veículo. Segundo a marca, a causa é uma inserção incorreta do retentor traseiro do virabrequim devido ao desalinhamento da prensa. Ou seja, não é relacionado à queima de óleo que ocorreu com o motor 1.3 nas primeiras unidades. É um problema diferente.
Para sanar o problema, o carro é elevado depois de o motor atingir a temperatura de trabalho. Lá em baixo, é verificado o ponto de possível vazamento que fica entre a transmissão e o retentor de poeira. Caso haja óleo vazando, todo retentor é trocado e o óleo é completado seguindo especificações da marca.
Vai ter recall?
No próprio comunicado enviado às concessionárias a Stellantis diz que “este procedimento de reparo constitui o compromisso contínuo da Stellantis com a melhoria técnica de qualidade dos seus veículos e não afeta nenhum componente de segurança. Afastando, portanto, qualquer risco aos consumidores e/ou terceiros”. O serviço não é cobrado e nem será feito um recall por não comprometer a segurança.
Por conta desse problema, o Auto+ entrou em contato com a assessoria de imprensa da Stellantis para ter mais detalhes sobre. Em declaração oficial, a Fiat e a Jeep dizem que: “A Stellantis confirma que há uma Campanha de Verificação e eventual correção do retentor traseiro do virabrequim dos motores Turbo 1.0 e 1.3, produzidos entre abril e julho deste ano”.
Além disso, o comunicado informa que “este é um procedimento orientado pelas montadoras aos concessionários, que consiste na realização de atualizações gratuitas de melhoria do produto e que não tem relação com segurança. Tal prática ratifica o compromisso da marca com a qualidade e satisfação do cliente.”
Você tem algum dos carros afetados no chamamento de reparo da Fiat e da Jeep? Conte nos comentários.