A VW tem trabalhado forte para o lançamento de seu hatch elétrico de entrada. Recentemente, novas informações foram divulgadas sobre o projeto, e tudo indica que o modelo deve ser uma espécie de novo up!, que até teve uma versão elétrica na Europa. Mas, agora seria projetado desde o começo como um veículo eletrificado. A meta é ter um modelo capaz de competir com os carros chineses, como o BYD Dolphin Mini.
Segundo o site Autocar, o presidente da Volkswagen, Thomas Schäfer, revelou que a montadora está próxima de aprovar o design final do Volkswagen ID.1, seu novo carro elétrico de entrada. O veículo está sendo planejado como substituto do e-Up, com lançamento previsto para o final de 2027 em toda a Europa.
Com quatro propostas em discussão, a Volkswagen está buscando um design inovador e atrativo para o ID.1. Segundo Schäfer, a decisão será tomada nas próximas semanas. “Estamos no meio disso tudo. Sabemos como o carro deve parecer”, afirmou o presidente da marca.
O ID.1 terá como concorrente direto a quarta geração do Renault Twingo, que também será um hatchback elétrico. O modelo da Renault está previsto para ser lançado em 2026, com estilo que remete ao modelo original e preço similar ao do Volkswagen.
No entanto, além de definir o design, a VW ainda precisa estabelecer o plano industrial para seu novo modelo elétrico de entrada. Schäfer destacou que esse é um desafio extremamente complexo, devido aos altos custos de bateria e produção na Europa.
Para que seja possível oferecer um preço acessível, de cerca de 20 mil euros, a montadora precisará alcançar grandes volumes de produção e economia de escala. Schäfer mencionou que os custos podem ser amortizados por meio de outras marcas do Grupo Volkswagen, como Skoda e Seat/Cupra.
União VW e Renault
Recentemente, surgiram informações sugerindo uma possível parceria entre a VW e a Renault para o desenvolvimento e produção do ID.1 em conjunto com o Twingo. No entanto, Schäfer não confirmou essa informação, mas ressaltou que a montadora tomará uma decisão em breve.
O CEO do grupo Volkswagen, Oliver Blume, também mencionou a possibilidade de uma parceria com a Renault durante uma coletiva de imprensa anterior nesta semana. Ele afirmou que uma decisão sobre um modelo de entrada será tomada ainda neste ano.
Acredita que a VW vai conseguir ter um modelo elétrico para competir com os carros da BYD? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Flagra: Ford Maverick vai ter novo visual e interior melhorado
>> GWM lança novo SUV com motor V6 biturbo
>> Aston Martin Cygnet o carro de luxo mais bizarro da história