.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Raval ou Haval?

Volkswagen vai lançar hatch elétrico com nome de SUV queridinho da GWM

Logo você verá nas ruas o Cupra Raval andando ao lado de um GWM Haval, pelo menos na Europa, não no Brasil

Cupra Raval branco de frente com camuflagem andando na neve
Cupra Raval [Carscoops]

Carros com nomes iguais, ou pelo menos parecidos, é algo extremamente comum na indústria automotiva. Só que, pela primeira vez, uma marca já estabelecida há anos copiará o nome de um modelo chinês. É o caso do Cupra Raval, o novo hatch compacto elétrico do grupo Volkswagen e que supostamente parece demais com o SUV Haval da GWM.

Flagrado em testes na neve, o novo Cupra Raval será derivado diretamente do novo Volkswagen ID.2, o substituto elétrico do Polo. Indiretamente, o Raval será uma espécie de sucessor do Seat Ibiza, visto que o grupo VW tem dado mais atenção para a Cupra do que para a Seat.

Tanto o ID.2 quanto o Raval, serão construídos sobre a plataforma MEB na versão Short. Só que a ideia é que o modelo da Cupra chegue primeiro do que o Volkswagen, com diferença de alguns meses. Contudo, eles têm estreia programada para este ano. A ideia também é manter o preço abaixo de 25 mil euros (R$ 150 mil) e concorrer com o BYD Dolphin.

Cupra Raval branco de lateral com camuflagem andando na neve
Cupra Raval [Carscoops]

Esportivo eletrificado

Como a Cupra é uma marca mais esportiva, o Raval deverá contar com motor elétrico traseiro de 226 cv e 0 a 100 km/h abaixo dos 7 segundos. Haverá também uma versão ainda mais apimentada, batizada de VZ, com 340 cv e tração integral. A autonomia esperada é na casa dos 450 km.

Apesar do nome semelhante, Cupra Raval e o SUV da GWM, o Haval H6, não têm ligação nenhuma. O compacto espanhol flagrado pelo site Carscoops seguirá fielmente o conceito apresentado há cerca de dois anos. Ele se diferencia do modelo VW por conta das linhas mais musculosas e vincos bem marcados.

Cupra Raval branco de traseira com camuflagem andando na neve
Cupra Raval [Carscoops]

Como será o visual?

A frente será bicuda, estilo nariz de tubarão, como vem se tornando parte da identidade visual da Cupra. Já a traseira terá lanternas finas, mas conectadas ao meio junto do logotipo da Volks. A camuflagem sugere área plástica preta larga na parte inferior do hatch. Ele terá esse adereço dos SUVs, mas não tão exagerado quanto o modelo de testes.

Você acha que a Volkswagen deveria trazer a Cupra para o Brasil? A GWM vai intervir e tentar mudar o nome do Raval por conta dos SUVs Haval? Conte nos comentários.