Depois de muitas marcas e consumidores se empolgarem com os elétricos, mas perceberem que a realidade ainda está muito longe da virada total, os carros híbridos voltaram à voga. Prova disso, é que a Volkswagen vai investir mais em modelos PHEV e híbridos tradicionais ao invés de só focar em elétricos.
Esse é um reflexo mundial e baseado na demanda crescente dos consumidores por carros híbridos. Aqui no Brasil, a marca já anunciou que tem em desenvolvimento motores híbridos tradicionais e híbridos plug-in, sempre com sistema flex, para o nosso país. Além disso, também terá sistema semi-híbrido para auxiliar no consumo.
Isso fará parte de um investimento de R$ 9 bilhões que a marca fará no nosso país até 2028. Mas não é só o Brasil que está de olho nos carros híbridos. Em entrevista ao Automotive News, Pablo Di Si, ex-CEO da Volkswagen América Latina e Brasil, hoje CEO da VW América, afirmou que a marca também vai atender a essa demanda nos EUA.
Todo mundo quer um híbrido
“Os concessionários estão pedindo por isso [carros híbridos]. Os consumidores estão pedindo por isso. Nós temos notícias muito boas internamente, em termos de portfólio de produtos. Não vou discutir sobre isso hoje. Mas nós temos boas notícias que gostaria de primeiro compartilhar com o time interno e depois com os concessionários”.
Di Si também disse que o consumidor norte-americano está preocupado com a falta de estrutura para os carros elétricos e que não sente que esse é o momento para a transição. O sentimento é visto em outros países do mundo, como no Brasil, onde o carro elétrico tem ganhado espaço, mas a demanda por híbridos é mais alta.
“A transição de ter mais infraestrutura e mais energia renovável será a chave para que muitas pessoas se convertam ao carro elétrico, especialmente porque nosso portfolio melhora a cada dia”, afirma Di Si. Contudo, ele admite que “o sentimento é que os carros híbridos plug-in estão crescendo”.
Você acha que a Volkswagen deveria investir mais em carros híbridos ou é melhor partir direto para os elétricos? Conte nos comentários.
>> Volkswagen já faz testes com sucessor do Tiguan Allspace
>> VW vai caçar o Honda Civic Type-R com novo Golf GTI Clubsport
>> Renault e VW desistem de união para ter carro elétrico barato