A Volkswagen já anunciou um grande investimento no Brasil, mas ainda há poucas pistas sobre quais serão os novos carros vendidos por aqui. No entanto, um dos escolhidos deve ser o SUV Tayron, que é o Tiguan vendido na China. Como o Taos não emplaca e o Tiguan atual está caro e envelhecido, o modelo chinês pode até substituí-lo.
Quem deu a informação sobre a vinda do Tayron para o Brasil foi o site Mobiauto. Esse assunto, inclusive, chegou a ser comentado no episódio de ontem do Podcast Auto+, que teve a presença do jornalista Renan Rodrigues, que também faz parte do time do Mobiauto.
De volta ao Tayron, o que abriu a possibilidade do SUV ser vendido no Brasil é o fato da próxima geração do modelo ser um projeto global. Isso abriu as chances dele vir para o mercado brasileiro, já que o segmento dos utilitários médios está bastante aquecido por aqui.
Porém, os mercados da Europa e dos Estados Unidos, dois pólos importantes para a Volkswagen, também vão receber o modelo. De acordo com a reportagem, o Tayron vai ser chamado de Tiguan nos dois locais, além de conseguir fazer com que a fabricante tenha um produto melhor posicionado por aqui.
Sucessor do Volkswagen Taos
Diferentemente do que acontece atualmente, com Taos e Tiguan ocupando o mesmo segmento, mas em faixas diferentes, o futuro Tayron chegaria para substituir os dois carros. Assim, a marca conseguiria marcar melhor a concorrência, principalmente do Jeep Compass, que é o líder do segmento.
Segundo as fontes ouvidas pelo Mobiauto, a Volkswagen já começou a encomendar as peças do Tayron para o Brasil. O SUV deve ser fabricado em solo brasileiro, ao contrário do Taos, que é feito na Argentina, e do Tiguan, que vem do México. E a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) seria a escolhida para a produção do modelo.
Como o Tayron utiliza a plataforma MQB Evo, isso facilita a fabricação do modelo por aqui, já que a MQB é utilizada por vários veículos feitos no Brasil, e a base do SUV é apenas uma evolução da plataforma. Com isso, ele pode ter versões híbridas e com sistemas autônomos mais avançados.
Entretanto, ainda deve demorar algum tempo para o Tayron chegar ao Brasil. Ele fará parte do ciclo final de investimentos da Volkswagen, previsto para entrar em vigor entre 2027 e 2028.
VW Tiguan L Pro
O Tayron atual tem carroceria de SUV convencional e outra cupê com cinco lugares, e em breve haverá uma versão de sete lugares, chamada de Tiguan L Pro. Esse modelo será o sucessor do Tiguan Allspace e a foto do modelo vazou na última segunda-feira (18).
Esse modelo dá algumas pistas de como pode ser o futuro Tayron de segunda geração e de cinco lugares, que deve ser o sucessor do Taos no mercado brasileiro.
Acha que a Volkswagen vai conseguir superar o Jeep Compass com a vinda do Tayron? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Nissan oficializa que o atual Kicks não vai morrer
>> Fiat aumenta os preços de quase todos os seus carros no Brasil
>> BYD aumenta investimento no Brasil e vai construir até condomínio