.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Tera tirando tudo do Polo

Volkswagen Tera expulsa três versões do Polo na linha 2026, incluindo a mais divertida

Foco da Volkswagen é deixar o Tera mais atrativo ao cliente comum, enquanto o Polo vai, aos poucos, realmente se tornando o novo Gol

Volkswagen Polo Highline [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Polo Highline [Auto+ / João Brigato]

A Volkswagen promoveu uma verdadeira limpa na linha 2026 do Polo. Preparando-se para a chegada do irmão VW Tera, que terá foco fortíssimo em ser um modelo atraente ao público, o hatch compacto teve três versões aposentadas por conta do novo SUV subcompacto. Isso que o Nivus já tinha feito o Polo GTS pegar a fila do INSS.

Segundo apuração da revista Quatro Rodas, o Volkswagen Polo 2026 será vendido somente em quatro versões: Track, Robust, Sense e Highline. Com isso, as versões MPI, 170 TSI manual e Comfortline serão descontinuadas da gama do hatch compacto alemão produzido no Brasil.

A baixa da versão MPI já era esperada, visto que ela não fazia tanto sentido na linha. O modelo tinha um pouco mais de equipamentos do que as versões Track e Robust, mas nada que significasse o preço de R$ 96.490, um pouco acima do Track de R$ 95.790. Isso porque a variante de entrada do Polo tem descontos mais fortes na hora da compra.

Volkswagen Polo Track [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Polo Track [Auto+ / João Brigato]

Já o Volkswagen Polo Comfortline deixou de fazer sentido com a chegada do Sense. A versão turbo automática de R$ 107.890 deve poucos equipamentos em relação ao Comfortline, que saia por R$ 120.490. Com isso, a grande maioria dos clientes migravam para o modelo mais barato e o equipavam posteriormente com os itens presentes no Comfortline.

Por fim, a baixa mais sentida é da versão mais divertida do Volkswagen Polo, a 170 TSI manual. Essa variante custava R$ 111.490, sendo a única versão turbo manual do hatch compacto. Apesar da diversão ao volante garantida por conta do ótimo câmbio manual de cinco marchas, custar mais caro do que a versão automática foi seu crime.

Volkswagen Polo TSI manual [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Polo TSI manual [Auto+ / João Brigato]

Tudo culpa do Volkswagen Tera

Com o Polo agora tendo duas versões MPI de R$ 95.790, abre-se espaço para que o Tera MPI saia por R$ 99.990, um preço bastante cogitado para ele. Com câmbio automático, o Polo começa em R$ 107.990, preço que deve ficar a versão turbo manual do SUV subcompacto, já confirmada como substituta do Polo 170 TSI manual.

Por fim, o polo Highline de R$ 131.650 deve ser o meio termo entre o VW Tera Comfort e o Tera High. Lembrando que temos o Nivus Sense de R$ 119.990 que também deve forçar os preços do Tera topo de linha a não ser caro. 

Volkswagen Tera prata lunar de frente na sapucaí
Volkswagen Tera [divulgação]

Você acredita que essa nova estratégia de preços da Volkswagen para o Polo 2026 vai funcionar? Conte nos comentários.