Enquanto no Brasil a Volkswagen prepara o terreno para o lançamento do Gol SUV, lá na China a nova geração do Atlas já está pronta. Como sempre, o ministério de patentes da China entregou o visual final do SUV de porte grande, que por lá será vendido como Teramont Pro.
De uns tempos para cá, a Volkswagen tem adotado o sobrenome Pro em gerações renovadas de alguns de seus modelos na China. Contudo, não necessariamente os modelos velhos seguem sendo oferecidos. Foi o caso do Passat Pro, que entrou no lugar da geração anterior local do modelo, além do ID.7 Pro, que nunca teve antecessor.
É muito provável que o Volkswagen Teramont Pro seja vendido no lugar do atual Teramont, em uma tentativa de diferenciar o modelo ainda mais do Teramont X, sua variante cupê. Vale lembrar que nos EUA o modelo é oferecido como Atlas e sua versão cupê recebe o sobrenome Cross Sport.
Inspiração elétrica
Visualmente falando, o novo SUV da Volkswagen tem estilo bastante exótico. A carroceria está mais limpa, com vincos mais sutis e poucas entradas de ar. Há uma versão com a parte inferior da carroceria pintada na mesma cor do restante do carro, algo que ressalta o porte do modelo e deixa o visual mais estranho.
Na dianteira, o SUV ganha faróis retangulares divididos em dois andares de LED. A parte superior se conecta visualmente com a barra luminosa que faz as vezes de grade frontal. Nas variantes mais pacatas, ele traz um friso na parte inferior dos faróis que lembra o dente de leão dos carros da Peugeot.
Já a variante R-Line apresenta entrada de ar com bordas pretas, além de aberturas maiores nas laterais do para-choque. Na traseira, o SUV da Volkswagen agora traz lanternas conectadas com pequenos pontos de LED. A parte inferior do para-choque muda apenas a cor do friso de acordo com a versão.
Maior e mais potente
Comparando ao Volkswagen Atlas / Teramont atual, a nova geração ficou maior. São 5,15 m de comprimento, o que o torna pouco menor que uma Amarok. Na largura, ele marca 1,99 m, ao passo que na altura são 1,78 m, com entre-eixos de 2,98 m. A plataforma é a MQB Evo, uma evolução da base usada no Taos.
Na parte mecânica, a Volkswagen oferecerá ao SUV apenas um motor, como já acontece hoje nos EUA como Atlas e na China como Teramont. Trata-se do 2.0 TSI quatro cilindros turbo, mas com acerto de 272 cv – cavalaria superior à do Golf GTI. A transmissão é automatizada de dupla embreagem e há tração 4×4.
Você teria um SUV gigantesco da Volkswagen como esse? Conte nos comentários.