Criador do segmento de SUVs de luxo, o Jeep Grand Cherokee sempre foi associado a motores V6 e V8, deixando bem clara sua pegada bem americana. Só que a Stellantis vai acabar com essa farra por conta das emissões de poluentes e busca por maior eficiência energética.
Segundo o Mopar Insiders, a Jeep pretende acabar com o motor 5.7 HEMI V8 e com o 3.6 V6 Pentastar dentro da gama Grand Cherokee. Vale lembrar que o V8 já tinha sido descontinuado no modelo de cinco lugares, permanecendo só no Grand Cherokee L.
Para a linha 2025, todas as versões do Jeep Grand Cherokee passarão a contar com o motor 2.0 Hurricane 4 da Rampage. O motor rende 272 cv e 40,8 kgfm de torque, que já é usado para versões de exportação do SUV.
O problema será contornado com facilidade. Hoje, o V6 tem 294 cv e 36 kgfm de torque, enquanto o V8 traz 365 cv e 54 kgfm de torque. Há também a versão 4xe, que combina motor 2.0 turbo com motores elétricos para entregar 380 cv 64,8 kgfm de torque.
Ou seja, o 2.0 turbo compensa a ausência do V6, enquanto o 4xe entra no lugar do V8. A grande questão é que hoje o Grand Cherokee L de sete lugares não tem versão híbrida. Resta saber se a Stellantis vai finalmente eletrificar o modelo.
Vale lembrar que o Jeep Grand Cherokee é vendido no Brasil somente na versão de 5 lugares com motor 4xe. Por ele, a Stellantis pede R$ 569.990 em versão única.
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