O Toyota Yaris Sedan não deve durar mais muito tempo no Brasil. Mesmo sendo o único três volumes automático oferecido abaixo dos R$ 100 mil, ele vende menos que seu irmão hatch, e por isso foi escolhido para sair de linha no final deste ano, enquanto o Yaris hatch vai durar mais algum tempo em nosso mercado.
A apuração dessa informação é da Quatro Rodas. De acordo com a revista, o plano inicial da Toyota era retirar de linha as duas carrocerias do Yaris ao mesmo tempo. No entanto, o lançamento do novo Yaris Cross atrasou e ficou para 2025. Com isso, será necessário manter o modelo hatch em linha por mais algum tempo, enquanto o sedã deve se despedir antes.
Fim do Toyota Yaris Sedan
Até maio deste ano, o modelo hatch vendeu cerca de 2 mil unidades a mais que seu irmão sedã, de acordo com o ranking da Fenabrave. Curiosamente, a dupla vende mais que o Honda City, mesmo a família Yaris sendo bem mais antiga. Talvez o preço mais alto do City explique esse cenário.
Mesmo com essa diferença pequena de vendas entre as duas carrocerias, a Toyota prefere abrir mão do modelo sedã. Já o hatch se manteria para garantir a fabricação do motor 1.5 flex. Este propulsor também deve ser utilizado no futuro Yaris Cross, mas como parte do conjunto híbrido do SUV.
Consultada pela Quatro Rodas, a Toyota informou que a família Yaris não vai sair de linha. A fabricante garantiu que os modelos seguem no portfólio, reforçando a presença da empresa no segmento de veículos compactos.
Crise da Daihatsu
O atraso para o lançamento do Yaris Cross no Brasil foi motivado por um problema que nem aconteceu neste continente. Recentemente, foi descoberto um escândalo de fraudes em testes de segurança da Daihatsu, marca do grupo Toyota. Esse problema causou uma modificação extensa na estrutura do grupo japonês, com diversas trocas de comando.
E como o SUV foi um projeto desenvolvido pela Daihatsu, já que ela era a responsável pelos carros compactos emergentes da Toyota, o utilitário esportivo está passando por uma revalidação em seu projeto. Tudo para garantir que não haja maiores problemas.
O que achou sobre esse possível fim do Toyota Yaris Sedan? Deixe nos comentários a sua opinião.