São estimados 150 cv de potência e tração dianteira

Toyota estuda hatch menor e mais barato que o Yaris

O Toyota poderá utilizar um motor baseado no atual três cilindros 1.6 turbo, gerando 150 cv de potência, com tração apenas no eixo dianteiro

Toyota Starlet
[Divulgação]

A Toyota está cogitando seriamente entrar em um segmento de carros mais baratos. Só que sem perder a esportividade. Nos bastidores, a marca prepara o renascimento do Starlet, um hatch compacto que vai atuar abaixo do Yaris globalmente, mas com direito a uma versão esportiva desenvolvida pela Gazoo Racing.

A divisão esportiva da Toyota, a Gazoo Rancing, nos presenteia com modelos que proporcionam altas doses de diversão ao volante. Encabeçando esta lista estão o GR Supra, o GR 86, o GR Yaris e o GR Corolla. Este último, à venda no Brasil a partir de R$ 416.990 (Core) e R$ 461.990 (Circuit), para competir ao lado do Honda Civic Type R que possui um preço público sugerido de iniciais R$ 429.900.

Ao que tudo indica, a Gazoo Racing está trabalhando junto da Toyota na volta do Starlet hatchback. A ideia do irmão menor do Yaris é que ele será revivido com o objetivo de competir na classe do Rally 4, ao lado do Renault Clio, do Peugeot 208 e do Ford Fiesta. Só que no mercado, atuará como um novo hatch de entrada barato.

Toyota GR Corolla [divulgação]
Toyota GR Corolla [divulgação]

Desenvolvido sobre a arquitetura modular Daihatsu New Global Architecture (DNGA), a carroceria terá 3,680 m de comprimento e exibirá os para-lamas alargados e os para-choques dianteiro e traseiro redesenhados para ostentar um visual mais agressivo, seguindo o estilo do GR Yaris e do GR Corolla.

O futuro foguete de bolso será leve como pluma, com fontes japonesas afirmando que o peso será de poucos 980 quilos. Isso significa impressionantes 300 quilos a menos que o GR Yaris. Isso também indica que o modelo pode ter porte de Renault Kwid e Fiat Mobi.

Toyota GR Yaris [divulgaão]
Toyota GR Yaris [divulgaão]

A variante mais potente deste Gazoo Racing terá um propulsor turbo de três cilindros, baseado no atual motor 1.6 litro, podendo ser reduzido para 1.3 litros. Os números de desempenho especulados indicam cerca de 150 cv de potência, enquanto a transmissão poderá ser manual de seis marchas ou automático de oito velocidades.

Ao contrário dos outros hot hatches da divisão esportivo, ele utilizará a tração apenas no eixo dianteiro. O preço no mercado japonês é estimado entre 2,5 milhões e 2,8 milhões de ienes (aproximadamente US$ 18.000, no câmbio atual). A Toyota decidirá em quais mercados lançará a novidade, mas é praticamente certo que os Estados Unidos fique de fora.

Gostaria que a Toyota vendesse o novo hatch compacto no Brasil? Conte nos comentários.


>>Chery expande linha iCar e promete oito lançamentos até 2026

>>Flagra: JAC E-JS3 vem para brigar com Ora 03 e Dolphin

>>Volvo destrói dois SUVs elétricos de propósito