Mais esportivos, por favor

Toyota não consegue fazer carros esportivos sozinha e admite isso

Segmento de carros esportivos é muito caro e pouco rentável, mas a Toyota quer mais modelos assim, se tiver uma parceira

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Toyota GR Corolla [divulgação]

Quem verdadeiramente ama os carros, gosta de um bom esportivo. E o presidente da Toyota, Akio Toyoda é desse tipo de entusiasta. Só que desenvolver modelos na categoria é caríssimo, pouco lucrativo e não representa um grande aumento nas vendas. Por isso, a Toyota admite que não consegue fazer sozinha, mas quer mais.

Em entrevista à Cars Guide, Tomoya Takahashi, presidente da Gazoo Racing, divisão esportiva da Toyota, afirmou que a marca está estudando produzir mais modelos esportivos. “O mercado de carros esportivos se reduzirá mais ainda no futuro. Não podemos mantê-lo só com a Toyota. Por isso, a colaboração entre as fabricantes aumentará no futuro”.

Ou seja, a fabricante japonesa reconhece que não consegue fazer sozinha um modelo esportivo do zero. Versões esportivas de seus carros, como é o caso de GR Corolla e GR Yaris, só são possíveis porque tratam-se de modelos de volume. A variante apimentada, no caso, serve como modelo de imagem e para agradar a um público específico.

Já é assim na Toyota

Toyota Supra GR (divulgação)

Contudo, modelos nascidos do zero para serem esportivos, como os novos Supra e GR86, tem razíes em outras montadoras. O Supra divide motor e plataforma com o BMW Z4. Enquanto isso, o GR86 é fruto de um desenvolvimento em comum com Subaru – inclusive usando mais peças da fabricante do Impreza do que da marca do Corolla.

Rumores apontam para uma parceira entre Suzuki e Toyota para produzir um esportivo compacto abaixo do GR86. O modelo seria vendido como nova geração do Daihatsu Copen, traria o Suzuki Capuccino de volta e renderia um terceiro derivado para a mãe do Corolla Cross. Além disso, o Celica também vai voltar, já adiantou a marca.

Toyota GR86 [divulgação]

Agora é questão de tempo para ver com que a Toyota vai se associar. Qual sua aposta^?

Você acha que essa estratégia de parcerias da marca japonesa vai funcionar? Conte nos comentários.