A Toyota está firme na possibilidade de lançar uma caminhonete compacta baseada no Corolla. Embora a montadora ainda não tenha confirmado oficialmente seus planos, os rumores indicam que a empresa está explorando essa opção para entrar no segmento de Fiat Toro, Ram Rampage e Ford Maverick.
Além de ser uma caminhonete menor, esse novo modelo da Toyota deve ter uma versão elétrica e outra híbrida. Porém, por mais que as informações sobre o projeto sejam recentes, a marca japonesa já planeja há algum tempo ter uma picape baseada no Corolla.
Recentemente, a Toyota foi flagrada enquanto testava unidades da Maverick e da Hyundai Santa Cruz. No entanto, é importante ressaltar que a Toyota regularmente testa e examina veículos de outras montadoras, então isso não é necessariamente uma confirmação de seus planos.
Ted Ogawa, CEO da Toyota Motor North America, disse à Auto News que embora eles não tenham planos concretos para uma picape compacta no momento, a empresa está estudando essa área, incluindo o movimento em direção à eletrificação. Ogawa destacou que caminhonetes pequenas e médias têm mais oportunidades de eletrificação do que seus equivalentes maiores, o que indica que uma picape compacta elétrica pode ser uma opção viável para a Toyota no futuro.
Caminhonete do Toyota Corolla
Informações anteriores já sugeriram que a Toyota estava considerando uma picape baseada no Corolla, mas naquela época era apenas objeto de discussão e não se esperava que fosse lançada antes de 2027, se aprovada.
No entanto, rumores mais recentes indicam que a Toyota ainda está trabalhando nessa ideia e pode até mudar para diferentes opções de trem de força, como uma picape compacta híbrida, híbrida plug-in ou totalmente elétrica.
Uma pista sobre essa possibilidade foi dada pela empresa com o conceito EPU, uma picape de cabine dupla que foi apresentada no Japan Mobility Show do ano passado. Embora poucos detalhes tenham sido divulgados sobre o modelo, a Toyota confirmou que ele possui uma construção monobloco e um trem de força elétrico.
A entrada da Toyota no segmento de picapes compactas elétricas seria interessante. No Brasil, o modelo teria espaço para concorrer com a Fiat Toro, enquanto nos Estados Unidos a principal concorrente seria a Ford Maverick, além da Hyundai Santa Cruz. E, segundo informações da Auto Esporte, a Toyota planeja lançar essa caminhonete no Brasil com motor híbrido plug-in, como parte dos investimentos previstos para os próximos anos.
Acredita que a Toyota vai conseguir ofuscar a Fiat Toro? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Kia apresenta Cerato Hatch 2025 com jeito de SUV e perua
>> Hyundai reestiliza Tucson e Santa Cruz e deixa Brasil sonhando
>> Volvo toma decisão radical e encerra produção de motor histórico