Mudanças no esportivo

Toyota deve transformar GR86 em um esportivo híbrido

Por mais que a segunda geração do GR86 seja relativamente recente, a Toyota já tem planos para a próxima fase do esportivo

Toyota GR86 [divulgação]
Toyota GR86 [divulgação]

O Toyota GR86 é um dos esportivos mais queridos pelos puristas, principalmente por ser uma opção acessível, onde é vendido, e entregar uma dinâmica exemplar, mesmo não sendo um fenômeno de desempenho. A geração atual estreou há cerca de três anos, mas, ao que parece, a fabricante japonesa já tem trabalhado na sucessora dela.

De acordo com alguns rumores que surgiram no Japão, a Toyota prepara uma mudança completa na motorização do esportivo. Dessa forma, o motor 2.4 boxer, desenvolvido juntamente com a Subaru, deixaria de ser oferecido. Em seu lugar, entraria o 1.6 turbo do GR Yaris e GR Corolla.

Essa mudança visaria aumentar a potência do GR86. Hoje, o esportivo tem 235 cv, mas o GR Corolla e o GR Yaris são mais potentes, com 304 cv. Por isso, a troca de motor do cupê é esperada na próxima geração. Porém, a tração continuaria sendo apenas traseira, mas essa pode não ser a única mudança no motor do esportivo.

Toyota GR86 [divulgação]
Toyota GR86 [divulgação]

Motor híbrido no Toyota GR86

A Toyota também pode adotar um sistema híbrido para o propulsor do GR86. Por ser um esportivo, a eletrificação deve ser implementada para focar na performance do carro, e não necessariamente na economia de combustível e redução das emissões. Seja como for, por enquanto trata-se apenas de rumores.

E outra mudança importante seria o fim do uso de uma plataforma feita em conjunto com a Subaru. Em vez disso, o GR86 passaria a utilizar uma base encurtada do Lexus IS. Esse rumor faz bastante sentido, já que a versão Subaru, o BRZ, tem patinado nas vendas e não tem tido a mesma aceitação que o gêmeo da Toyota.

Toyota GR86 [divulgação]
Toyota GR86 [divulgação]

Ainda não há uma data prevista para a estreia da nova geração do GR86. Como o modelo atual é de 2021, pode ser que demore cerca de três anos para a estreia da atualização completa do esportivo. Enquanto isso, o cupê segue sua vida com o motor boxer e sem eletrificação, como sempre aconteceu em sua história.

O que acha dessas mudanças do GR86? Deixe nos comentários a sua opinião.