
A Volkswagen finalmente substituirá o câmbio automático de seis marchas AQ250 que usa há décadas em vários modelos. Atualmente presente em Polo, Virtus, Nivus, T-Cross e Taos no Brasil, a cansada caixa automática de seis marchas será substituída por uma de oito marchas. Tudo começará na Índia, mas há planos para o Brasil.
- Peugeot e Citroën lançam novo SUV elétrico com autonomia de 520 km
- Renault inaugura loja virtual na Shopee com mais de 5 mil ofertas
Segundo a revista Autocar Índia, o câmbio automático AQ300 de oito marchas substituirá o AQ250 de seis marchas em toda a linha de compactos do grupo feita por lá. Atualmente são produzidos Virtus e T-Cross (rebatizado de Taigun). Além dos Skoda Slavia e Kushaq, que são as versões tchecas de Virtus e T-Cross.
O site ainda afirma que a Aisin, fabricante da transmissão que é usada por várias montadoras, também fabricará o novo sistema no Brasil. Globalmente, a Volkswagen já substituiu o câmbio automático de seis marchas pelo de oito, deixando somente o Brasil e a Índia com a transmissão antiga.

Questão de emissões
Falando especificamente da Índia, a transmissão será trocada na alteração de ano-modelo por conta das novas regras de emissões de poluentes vigentes na Índia. O mesmo é esperado no Brasil, visto que o mapa de acelerador dos Volkswagen 1.0 TSI e 1.4 TSI adotou um fortíssimo delay nos últimos anos para segurar emissões.
Com o novo câmbio automático de seis marchas, a vivacidade que Polo, Nivus, Virtus e T-Cross tinham no começo deve voltar. É pouco provável que o Volkswagen Tera (ex Gol SUV) já nasça com esse novo câmbio, deixando a renovação de transmissão para o Brasil para um segundo momento.

Você acha que a troca de transmissão e o câmbio automático Volkswagen farão bem para os compactos da Volkswagen?
- Peugeot e Citroën lançam novo SUV elétrico com autonomia de 520 km
- Renault inaugura loja virtual na Shopee com mais de 5 mil ofertas
- VW Tera mais barato terá item que só Kardian Techno e Pulse Impetus têm
- Segredo: Fiat Toro 2027 terá faróis pixelados e motor híbrido