Suzuki cogita vender carros indianos no Brasil

Conversas entre a HPE, que controla a Suzuki no Brasil, e a matriz visam ampliar a marca para além do Jimny

Suzuki Fronx azul parado de frente a uma montanha azul [divulgação]
Suzuki Fronx [divulgação]

Ainda que tenha fila de espera e um público extremamente cativo, a Suzuki não vai conseguir sobreviver mais no Brasil vendendo somente o Jimny. Ciente disso, a montadora japonesa trabalha com uma nova possibilidade, mas que já é consolidada no restante da América Latina: vender carros indianos.



Em uma conversa com o Auto+, Mauro Correia, CEO da HPE (grupo brasileiro que controla Mitsubishi e Suzuki), admitiu que viver só de Jimny não será o futuro da Suzuki por aqui. “Por mais que o Jimny seja um ícone e tenha uma fila de espera enorme por ele, não dá para ficar só com ele”, afirma Mauro.

Indianos podem salvar?

“Estamos conversando com a matriz sobre novos modelos e várias possibilidades. Mas, o japonês é metódico. Enquanto não estiver tudo 100%, não querem arriscar”, completa o executivo. Ao ser questionado sobre a possibilidade de que esses próximos modelos sejam da linha indiana da Suzuki, Mauro foi positivo.

Suzuki Grand Vitara 2025 cinza parado de frente em um fundo branco
Grand Vitara [divulgação]

“É uma possibilidade. Estamos vendo todas as opções. Mas tem que ver o que encaixa para o Brasil”, completa. Vale ressaltar que a Suzuki tem sucesso em outros países da América do Sul justamente por vender carros indianos de baixo custo. Por aqui, a HPE tentou usar a mesma abordagem off-road para a marca, mas nunca colou.

Afinal, o único carro com verdadeiro DNA off-road dentro da Suzuki é o Jimny. Mesmo sendo uma marca japonesa, o foco dela sempre foi voltado à Índia, porque é líder por lá. Proporcionalmente é o mesmo da Fiat, que é mais brasileira do que italiana e faz o que bem entende por aqui.

Suzuki Jimny Sierra 4Style [Auto+ / João Brigato]
Suzuki Jimny Sierra 4Style [Auto+ / João Brigato]

Foco nos SUVs

Globalmente, a presença de modelos indianos da Suzuki é muito maior do que a de carros desenvolvidos para o Japão. Até mesmo o Jimny agora tem mão indiana, visto que foi por lá o desenvolvimento da versão alongada de quatro portas. Para o Brasil, a marca deve investir em SUVs para crescer.

Há sempre a possibilidade de que ícones como Grand Vitara ganhem carimbo brasileiro em breve. Ele foi revitalizado totalmente na Índia e ganhou uma versão elétrica na Europa com o nome eVitara (que é bem ruim para o português brasileiro da quinta série). 

Suzuki Brezza vermelho parado de frente com um prédio ao fundo
Suzuki Brezza [divulgação]

Entretanto, a linha indiana de SUVs pode ser bem interessante para o Brasil, com destaque para dois modelos. O Fronx é um SUV cupê que poderia concorrer diretamente com Volkswagen Nivus e Fiat Fastback, enquanto o Brezza seria um rival à altura de Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Que carro indiano da Suzuki você gostaria de ver no Brasil? Conte nos comentários.