![Suzuki Fronx azul parado de frente a uma montanha azul [divulgação] Suzuki Fronx azul parado de frente a uma montanha azul [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/01/maruti_suzuki_fronx_2_edited-990x556.jpg)
Ainda que tenha fila de espera e um público extremamente cativo, a Suzuki não vai conseguir sobreviver mais no Brasil vendendo somente o Jimny. Ciente disso, a montadora japonesa trabalha com uma nova possibilidade, mas que já é consolidada no restante da América Latina: vender carros indianos.
Em uma conversa com o Auto+, Mauro Correia, CEO da HPE (grupo brasileiro que controla Mitsubishi e Suzuki), admitiu que viver só de Jimny não será o futuro da Suzuki por aqui. “Por mais que o Jimny seja um ícone e tenha uma fila de espera enorme por ele, não dá para ficar só com ele”, afirma Mauro.
Indianos podem salvar?
“Estamos conversando com a matriz sobre novos modelos e várias possibilidades. Mas, o japonês é metódico. Enquanto não estiver tudo 100%, não querem arriscar”, completa o executivo. Ao ser questionado sobre a possibilidade de que esses próximos modelos sejam da linha indiana da Suzuki, Mauro foi positivo.

“É uma possibilidade. Estamos vendo todas as opções. Mas tem que ver o que encaixa para o Brasil”, completa. Vale ressaltar que a Suzuki tem sucesso em outros países da América do Sul justamente por vender carros indianos de baixo custo. Por aqui, a HPE tentou usar a mesma abordagem off-road para a marca, mas nunca colou.
Afinal, o único carro com verdadeiro DNA off-road dentro da Suzuki é o Jimny. Mesmo sendo uma marca japonesa, o foco dela sempre foi voltado à Índia, porque é líder por lá. Proporcionalmente é o mesmo da Fiat, que é mais brasileira do que italiana e faz o que bem entende por aqui.
![Suzuki Jimny Sierra 4Style [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Suzuki-Jimny-Sierra-4Style-20-1200x720.jpg)
Foco nos SUVs
Globalmente, a presença de modelos indianos da Suzuki é muito maior do que a de carros desenvolvidos para o Japão. Até mesmo o Jimny agora tem mão indiana, visto que foi por lá o desenvolvimento da versão alongada de quatro portas. Para o Brasil, a marca deve investir em SUVs para crescer.
Há sempre a possibilidade de que ícones como Grand Vitara ganhem carimbo brasileiro em breve. Ele foi revitalizado totalmente na Índia e ganhou uma versão elétrica na Europa com o nome eVitara (que é bem ruim para o português brasileiro da quinta série).

Entretanto, a linha indiana de SUVs pode ser bem interessante para o Brasil, com destaque para dois modelos. O Fronx é um SUV cupê que poderia concorrer diretamente com Volkswagen Nivus e Fiat Fastback, enquanto o Brezza seria um rival à altura de Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.
Que carro indiano da Suzuki você gostaria de ver no Brasil? Conte nos comentários.
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