A Renault vai mudar seu foco no Brasil de novo. Depois de anos como uma marca popular, baseando boa parte de sua linha em carros de baixo custo como Kwid, Sandero, Logan, Stepway e Duster, a marca francesa quer deixar o estigma de Dacia do Brasil. Para isso, prepara um novo SUV que brigará com Fiat Pulse e VW Nivus.
Imagens de patentes registradas no INPI fomentaram a projeção feita pelo canal Tudo de Carro., As imagens antecipam que o SUV é baseado no Dacia Sandero Stepway europeu de terceira geração. Basicamente o novo SUV compacto da Renault do Brasil segue a mesma fórmula do Fiat Pulse. Pega um hatch como base, modifica elementos chave para parecer um SUV e o coloca em uma faixa mais alta de mercado. A vantagem do novo Renault é que não haverá o Sandero para comparações.
Efeito Pulse
Temos dianteira com elementos visuais comuns a modelos europeus da Renault, como grade frontal quadrada decorada com pequenos losangos do logotipo da marca. Aliás, o modelo deverá ser o primeiro da marca francesa no Brasil a carregar o novo logotipo. Ele traz ainda faróis divididos, com luz diurna na parte superior.Porém, o capô é mais reto que o do Sandero para dar um ar mais robusto.
Elementos de plástico preto na parte inferior da carroceria e nas caixas de roda decoram a carroceria. Há ainda uma fenda no para-lama dianteiro, típica dos modelos mais caros da marca. Além disso, teto com pintura contrastante é a moda entre os SUVs e o rack exagerado ajuda a ganhar altura.
Só que a traseira é uma evolução do atual Sandero com toque de Kiger, o SUV do Kwid. A lanterna invade a tampa do porta-malas, mas de maneira discreta. Ela até parece pequena demais para a retaguarda larga do SUV da Renault. O modelo ainda traz para-choque com área em preto generosa e placa no para-choque.
Novo motor
Dados técnicos são desconhecidos, assim como o nome do modelo. Mas o novo SUV da Renault estreará a plataforma modular CMF-B no Brasil. Além disso, será o primeiro modelo da Aliança com motor 1.0 TCe três cilindros turbo que, aos poucos, substituirá o 1.6 aspirado hoje usado em Duster e Oroch. Transmissão poderá ser CVT ou manual.
>>Renault Captur morre em país vizinho e acende alerta para o Brasil
>>Alaskan vai ganhar nova geração; vem para o Brasil?
>>Renault e Nissan terão novas picapes e rival da Toro na Argentina