Primeiro da categoria

SUV cupê mais feio da história vai voltar ao mercado

Lançado em 2005, SsangYong Actyon foi vendido no Brasil e foi o primeiro SUV cupê do mundo – mesmo sendo feioso

SsangYong Actyon [divulgação]
SsangYong Actyon [divulgação]

Lembra do SsanYong Actyon? O primeiro SUV cupê da história, e considerado até hoje um dos modelos mais feios já produzidos, vai voltar. Ao menos é o que indicam documentos vazados na Coreia do Sul revelando boa parte dos planos da marca, que agora se chama KG Mobility em alguns países.

Segundo reportagem da revista Drive, o SsangYong Actyon está prestes a voltar ao mercado como um SUV derivado do Torres. Eles compartilharão a plataforma e alguns componentes, mas nada do visual. Afinal, o Torres é um modelo bem quadrado e parrudo, enquanto o novo Actyon terá estilo mais fluido e esportivo.

Diferente de antes

Imagens vazadas mostram um modelo de porte avantajado, linha de cintura alta e teto bem arqueado. O vidro traseiro é fortemente inclinado, tendo a tampa traseira curta e alta, com um aerofólio na ponta. As imagens mostram um SUV cupê com dianteira mais arredondada e suave que a do Torres, que é um tijolo.

O interior do novo SsangYong / KG Mobility Actyon parece muito de carros da Kia. Ele contará com uma tela enorme que engloba a central multimídia e o painel de instrumentos, se estendendo até a área do passageiro. O console central é alto, enquanto as portas tem vários elementos decorativos. O volante de dois aros é bem a cara da rival Kia. 

Na parte mecânica, os documentos vazados na Coreia do Sul revelam que o novo SsangYong Actyon será equipado com motor 1.5 quatro cilindros turbo a gasolina. Uma versão híbrida poderá ser oferecida depois, assim como uma variante totalmente elétrica, repetindo a estratégia aplicada no Torres, do qual o novo SUV cupê vai ser derivado. 

Você acha que o SsanYong Actyon faria sucesso se voltasse ao Brasil? Conte nos comentários.