Citroën e Jeep juntinhas

Stellantis vai usar fábrica do Citroën C3 para fazer o Jeep Avenger

Entrando no lugar do Citroën C4 Cactus e dividindo a linha de montagem com C3 e C3 Aircross, Jeep Avenger não vai para Betim

Jeep Avenger [divulgação]
Jeep Avenger [divulgação]

Se antes a vinda do Jeep Avenger ao Brasil era especulação, conforme o tempo passa, novas informações surgem e deixam claras as intenções da Stellantis. Primeiro, o Auto+ confirmou a produção do modelo em solo nacional, incluso mudanças internas e externas que ele passará exclusivamente para o nosso mercado.

Agora, o Autos Segredos revelou que o Jeep Avenger não será mais feito em Betim, Minas Gerais, como vinha sendo cogitado. A ideia, na realidade, é que o modelo passe a ser feito em Porto Real, Rio de Janeiro. A fábrica, hoje, só faz modelos da Citroën, mas dividiu a linha de montagem com Peugeot até pouco tempo, já que os antigos 2008 e 208 eram feitos lá.

Hoje, a planta tem C3 e C3 Aircross em produção e receberá, em breve, o Basalt. Há ainda o C4 Cactus, mas ele é o único carro com plataforma velha já abandonada pelo grupo, além de motores 1.6 aspirado e THP que, em breve, não atenderão às normas de emissões. Por isso, é enorme a chance de que o Cactus morra para abrir espaço para o Jeep Avenger. 

Jeep Avenger [divulgação]
Jeep Avenger [divulgação]

Jeep e Citroën

A fabricação do Jeep Avenger em Porto Real se deve ao investimento de R$ 3 bilhões que o grupo está aplicando na planta. Além do SUV compacto da marca norte-americana, haverá também investimento em eletrificação dos modelos da Citroën atualmente feitos por lá. Não será dessa vez que eles ganharão versão elétrica, mas sim um conjunto semi-híbrido.

Vale lembrar que a Stellantis trabalha em versões semi-híbridas dos motores 1.0 T200 e 1.3 T270. No modelo 1.0 três cilindros turbo e no 1.3 quatro cilindros turbo, a marca substituirá o motor de partida e o alternador por um motor elétrico com o objetivo de baixar emissões e consumo. Como o motor não move as rodas, não dá para considerar um híbrido de fato.

Jeep Avenger [divulgação]
Jeep Avenger [divulgação]

Atualmente não há planos de instalar o motor 1.3 em modelos com base CMP (208, 2008, C3, C3 Aircross, Basalt e Avenger). Contudo, o 1.0 três cilindro turbo está presente em todos eles e receberá a variante eletrificada em conjunto ao câmbio CVT devidamente atualizado. Por isso o investimento em Porto Real também contempla a Citroën.

Acha que o Jeep Avenger vai fazer sucesso no Brasil? Conte nos comentários.


>> Jeep Avenger 4×4 híbrido é revelado por completo

>> Jeep Compass de nova geração será revelado em 2024

>> Exclusivo: descobrimos o que muda no Jeep Avenger para o Brasil