Por mais que os brasileiros amam comparar o Fiat Fastback com o BMW X4, os dois modelos só têm em comum o fato de serem SUVs cupês. Por isso, a Stellantis tem em desenvolvimento o verdadeiro rival do modelo alemão: o inédito DS8. O modelo faz parte da antiga divisão de luxo da Citroën, emancipada em 2014.
Segundo informações do Carscoops, o inédito DS8 será o novo SUV topo de linha da marca. Ele ficará abaixo apenas do sedã DS9 e será baseado no conceito DS M.i. 21 Manifesto. A plataforma será a EMP2 / STLA Medium, a mesma que dá vida ao Citroën C5 X e ao Peugeot 3008, ambos SUVs cupês do lado francês da Stellantis.
A base é usada para modelos com comprimento total entre 4,30 m e 4,90 m. Considerando que o BMW X4 tem 4,75 m de comprimento, o DS8 estará apto a brigar com ele. A base também poderia servir ao Fiat Fastback, que tem 4,42 m de comprimento. Contudo, sua próxima geração usará a CMP / STLA Small do Citroën Basalt.
Elétrico, mas pode ser que não
A motorização será composta somente por opções elétricas, tendo versão com tração dianteira de 218 cv e de tração integral com 387 cv. Contudo, como as vendas dos carros elétricos têm caído fortemente na Europa, não é impossível que a DS faça o SUV também com opção híbrida usando motor 1.6 THP ou 1.3 T270 da Stellantis.
Visualmente, o modelo será marcado por linhas fortes e bem ousadas. A carroceria será recheada de vincos retos, tendo como destaque a dianteira com faróis finos e prolongamentos de LED – ao melhor estilo Peugeot. No flagra, é possível ver a linha de teto bem arqueada e baixa, dando ao DS8 um perfil mais esportivo que do Fiat Fastback.
O interior terá acabamento bem sofisticado, com couro por todo painel e superfícies macias. O SUV cupê contará com painel de instrumentos totalmente digital e central multimídia grande. Além disso, como é tradição entre os modelos da DS, os comandos principais são físicos e concentrados no console central.
Você acha que a Stellantis vai conseguir brigar de verdade com o BMW X4 agora que terá um SUV cupê maior que o Fiat Fastback? Conte nos comentários.