Fãs de carros minúsculos podem comemorar. A Mercedes-Benz e a Geely estão de fato desenvolvendo a quarta geração do Smart ForTwo para o mercado. O modelo que foi ícone do final dos anos 1990, quando foi lançado, e vendido no Brasil em sua segunda geração, voltará. Só que, diferentemente de antes, será apenas elétrico.
Segundo a reportagem da revista Autocar UK, o CEO da Smart para a Europa, Dirk Adelmann, confirmou os planos de ressuscitar o ForTwo. Até então, tudo que tínhamos sobre o modelo não passava de rumor. “Estamos trabalhando nele”, confirma o executivo, “o fim da produção do atual Smart ForTwo foi dois meses atrás”.
”Agora, seria uma ótima hora para ter um sucessor direto. Não temos pronto, mas estamos trabalhando nisso”, confirma Dirk Adelmann. Um dos pontos mais interessantes sobre o projeto, é que o novo ForTwo não será um carro somente pensado para a Europa, como antes.
Com a extrema popularização dos carros pequenos elétricos na China e a tomada de 50% da Smart por parte da Geely, o novo ForTwo também será pensado para o maior mercado automotivo do mundo. Brasil e EUA, dessa vez, devem ficar de fora. Entretanto, o executivo ainda vê a Europa como foco.
Dividindo a conta
”O segmento não é enorme na Europa. O melhor ano de vendas do Smart ForTwo foi de cerca de 100 mil unidades, e isso não é suficiente para justificar o desenvolvimento e de uma plataforma”, explica Dirk Adelmann. Ou seja, a marca vai buscar um parceiro para desenvolver o modelo, que pode ser dentro do grupo Geely.
”Se você divide a plataforma com parceiros, algo que estamos avaliando, então você consegue dividir os custos de desenvolvimentos, de linha de produção, e etc. Aí começa a fazer sentido. Porque a última coisa que queremos é um carro que ninguém ganhe dinheiro porque sai de linha rápido”.
Na terceira geração, vale lembrar, a Smart dividiu os custos de desenvolvimento do ForTwo e do ForFour com a Renault, que criou o Twingo. Nessa nova geração, como a ideia é que o modelo seja 100% elétrico, o custo fica um pouco mais reduzido para desenvolvimento porque não exige um motor único.
Hashtag
Um ponto interessante é que Adelmann afirmou que o nome #2 foi reservado de propósito pela marca. Desde a tomada da Geely, o sistema de nomes da Smart mudou de For(número de passageiros) para #Número. Até o momento temos o #1, #3 e #5.
A reportagem da Autocar afirma que os números ímpares serão reservados aos SUVs, enquanto os pares a outros tipos de modelos. Como o ForTwo representava dois, ele deve voltar como Smart #2, enquanto um possível ForFour será #4.
Você acha que a volta do Smart ForTwo pode ser um sucesso ou os tempos dos micro carros já passou? Conte nos comentários.