O forte investimento da Stellantis na linha de veículos comerciais têm mostrado resultado. O trio Fiat Scudo, Peugeot Expert e Citroën Jumpy reina sozinho no mercado, mas o grupo quer atacar em outra frente agora com modelos menores. E, para isso, tirou a Fiat Titano do Uruguai para produzir o novo Fiat Doblo e seus primos Citroën e Peugeot.
Fontes ligadas ao grupo contaram ao Auto+ que a Stellantis estuda atacar em duas frentes com os novos Fiat Doblo, Citroën Berlingo e Peugeot Partner. O trio virá importado da Europa em versões elétricas para brigar de frente com o Renault Kangoo E-Tech, que é, atualmente, o único furgão elétrico desse porte.
Titano muda para Argentina
Contudo, a maior força dos modelos será com a produção local. A transferência de Fiat Titano, Peugeot Landtrek e Ram 1200 para a fábrica de Santa Isabel, na Argentina, tem como objetivo abrir espaço na planta da Nordex para fazer as vans de menor porte. O mais forte é que Fiat Doblo será feito, enquanto Peugeot Partner e Citroën Berlingo ainda são dúvida.
Isso porque, de todas as marcas da Stellantis, a Fiat é a que tem melhores resultados em vendas com seus veículos comerciais. Fiorino vende mais que Peugeot Partner Rapid, enquanto Scudo e Ducato quase marcam o dobro de emplacamentos em relação aos seus primos Peugeot e Citroën.
Entretanto, é possível também que a Stellantis siga a estratégia dos modelos maiores e os ofereça nas três marcas para ampliar fortemente a linha de modelos. O que ainda é não está certo é quanto à motorização dos furgões. Isso porque o motor diesel que equipa os modelos na Europa não é usado no Brasil. Por isso o trio ainda está em estudos.
Que motor o novo Fiat Doblo vai usar?
Trata-se do 1.2 PureTech três cilindros turbo a gasolina com 110 cv. Aqui o equivalente é o T270 1.0 três cilindros turbo de 130 cv ou o Firefly 1.3 quatro cilindros aspirado de 107 cv. Ambos os motores teriam de ser adaptados para os furgões nacionalizados, o que explica o fato de estarem rodando no Brasil em testes desde o ano passado.
Como a capacidade de carga é menor do que uma tonelada, o motor diesel não será liberado para Fiat Doblo, Citroën Berlingo e Peugeot Partner. Outro ponto é que o trio será disponibilizado somente em versão de cargas, não de passageiros, ao menos inicialmente. Há mercado para isso, mas a Stellantis não vai arriscar.
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