
Lançada em 2016, a Fiat Toro 2027 será marcada por uma mudança de visual drástica após dez anos de mercado. Ainda que pareça um modelo atual, a caminhonete intermediária da Fiat precisa de uma renovação para se preparar para o ataque que virá da Renault Niagara e da sucessora da Volkswagen Saveiro. E a inspiração virá do novo Uno / Grande Panda.
Segundo fontes ligadas à marca, a Fiat Toro 2027 receberá faróis pixelizados na reestilização, seguindo o que foi feito com Argo e Cronos. Isso faz parte da nova identidade visual da Fiat, que terá modelos com carroceria mais quadrada. O formato do farol superior não muda, ganhando filetes pixelizados.
Já o farol inferior ficará mais quadrado para acompanhar o desenho da nova grade frontal, que ficará mais reta. O para-choque também terá abertura de ar retangular e um filete vertical tal qual o que foi aplicado no Cronos. A traseira finalmente passará por mudanças, algo desejado há tempos.

As lanternas não terão mudança de formato, mas as luzes internas serão revistas e, tal qual os faróis, terão elementos inspirados em pixels. O para-choque também será alterado, finalmente eliminando a luz de ré herdada do Fiat Punto. Já a tampa da caçamba, segue como está, tendo abertura tipo porta de celeiro.
Já o interior da Fiat Toro 2027 deverá permanecer como está, apenas com uma mudança no console central para adotar freio de estacionamento eletrônico. Hoje, a caminhonete da Fiat é o único carro com plataforma Small Wide a usar o sistema de freio antigo, visto que Jeep Renegade, Compass, Commander e Ram Rampage usam freio eletrônico.

Fiat Toro híbrida
Além das mudanças visuais, a Fiat está preparando vários níveis de eletrificação para a Toro 2027. A caminhonete ganhará motor 1.3 quatro cilindros turbo semi-híbrido. O sistema será de 48V, mais complexo que o semi-híbrido 1.0 turbo de Pulse e Fastback. Com ele, haverá redução forte de consumo de combustível.
Um dos truques será o sistema coasting, em que o motor é desligado na estrada ou em velocidade constante para se mover em uma espécie de banguela eletrônica. Isso só será possível com a troca do câmbio automático de seis marchas por um dupla embreagem, provavelmente com seis ou sete marchas.

Além disso, a Fiat Toro 2027 pode ser um dos modelos a estrear o sistema HEV da Fiat. A Stellantis já vem trabalhando em um motor híbrido regular para a plataforma Small Wide e a Toro deve ser uma das protagonistas do sistema que pode usar o motor 1.3 turbo hoje presente na linha.
Por fim, há um estudo forte para que ela receba motor PHEV também baseado no 1.3 turbo. Esse sistema é o 4xe hoje usado no Jeep Compass, mas que é bem ineficiente. A engenharia brasileira têm trabalhado fortemente na melhoria energética para bater os chineses. O único motor que fica sem alteração é o recém-lançado 2.2 turbo diesel.
![Plataforma Bio-Hybrid Plug-in [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/02/PlataformaBio-HybridPlug-in1_edited-1320x792.jpg)
Você acredita que as mudanças propostas para a Fiat Toro 2027 vão mantê-la na liderança? Conte nos comentários.