O Sandero vive um limbo no Brasil, onde este nome sequer é utilizado atualmente, restando apenas a versão aventureira Stepway, que a Renault desmembrou das demais versões do hatch há alguns anos. Na Europa, o Sandero é vendido pela Dacia e está uma geração à frente, mas a marca romena já faz planos para a próxima geração do modelo.
Ao que tudo indica, o Dacia Sandero Stepway não deve ter uma nova geração. Pelo menos é o que diz o site CarScoops. Em seu lugar, a montadora vai ter um SUV pequeno, semelhante ao Renault Kardian brasileiro. Entretanto, essa versão deve demorar alguns anos para ser lançada, e só deve estrear em 2027.
A versão Stepway é muito importante para a Dacia, já que corresponde a dois terços das vendas do Sandero na Europa. Entretanto, mesmo tendo uma maior altura em relação ao solo, o modelo não esconde que é um hatch aventureiro, enquanto a concorrência já conta com SUVs compactos nesta faixa de preço.
Novo Dacia Sandero Stepway
Por isso, a fabricante deve abandonar este conceito e partir para o lançamento de um SUV mesmo. Este modelo seria menor que o novo Duster, e ocuparia uma faixa abaixo no segmento de utilitários esportivos compactos. As informações dizem que o sucessor do Stepway deve ter, no máximo, 4,15 m de comprimento, enquanto o Duster tem 4,34 m na nova geração.
O objetivo da Dacia é conseguir ter um SUV que rivalize com o Citroën C3 europeu e com o futuro Fiat Panda, sem contar o Jeep Avenger. Por isso, além de desenvolver um novo utilitário esportivo, a marca romena vai apostar na eletrificação de seu novo modelo.
De acordo com o CarScoops, o sucessor do Sandero Stepway vai ser equipado com propulsores a combustão, mas também terá versões com os sistemas híbrido-leve e híbrido convencional. E, por conta da plataforma modular do carro, uma versão totalmente elétrica não está descartada.
É possível que o futuro SUV compacto da Dacia tenha apenas tração dianteira, como acontece com a maioria de seus rivais. Entretanto, não está descartada a possibilidade de existir uma versão com tração integral, já que a eletrificação pode facilitar este processo.
Acha que a Dacia está certa em trocar o Sandero Stepway por um SUV? Deixe nos comentários a sua opinião.