.single-post figure figcaption{display:block !important;}

ID.Buzz que se cuide!

Rival da ID.Buzz, minivan elétrica da Hyundai é vista em testes

Lá fora, a Hyundai tem a minivan Staria com versões híbrida e movidas a combustão. Agora, um flagra revelou uma versão elétrica do modelo

Minivan Hyundai Staria elétrica prata com partes pretas, vista de frente e parada em um estacionamento
Hyundai Staria Electric [Clien/ Carscoops/ Reprodução]

De olho no relativo sucesso da Volkswagen ID.Buzz, a Hyundai já testa protótipos da minivan Staria elétrica. Hoje, ela já é ofertada internacionalmente nas variantes a combustão e híbridas, mas um flagra na Coreia do Sul mostra que uma versão totalmente movida a bateria não deve demorar para chegar.

Quem revelou o flagra foi o portal Clien. O fotógrafo viu um protótipo da Staria Electric parado em um estacionamento sem camuflagem. No quesito visual, o modelo parece com um pão de forma do futuro. Na parte inferior, ela era pintada de prata e na parte superior era pintada de preto. Na dianteira, há uma fina barra iluminada interconectada.

Por sua vez, os faróis estão na posição vertical. Quase ao centro do para-choque estava sua porta de carregamento. E na parte inferior do para-choque estavam suas pequenas entradas de ar. Uma das diferenças entre a Staria híbrida e a elétrica será o visual da dianteira. No modelo híbrido, o para-choque tem um aspecto de boca grande e partes com aspecto pontiagudo.

Minivan Hyundai Staria elétrica prata com partes pretas, vista de frente e parada em estacionamento
Hyundai Staria Electric [Clien/ Carscoops/ Reprodução]

Mistério no ar

Mas, a versão elétrica terá pegada mais conservadora e futurista. Nas laterais, a minivan elétrica da Hyundai se destaca na multidão pelas amplas janelas e pelas portas grandes. Assim, a entrada e saída de passageiros é facilitada. As rodas da Staria Electric flagrada estavam pintadas de preto. No entanto, dois mistérios acercam o modelo.

O que acontece é que nenhum detalhe técnico da minivan elétrica da Hyundai foi divulgado até o momento. A expectativa é que a Staria Electric use um motor elétrico de 215 cv e 35,6 kgfm de torque. É provável que ela conte com arquitetura de 800V para suporte de carregamento ultrarrápido e use a bateria de 84 kWh de capacidade, igual a do Ioniq 5 N.

Minivan Hyundai Staria Hybrid cinza, vista lateralmente e com fundo claro
Hyundai Staria Hybrid [Divulgação]

Além disso, ela deve contar com a função V2L. Dessa forma, sua bateria pode funcionar como gerador de energia para carregar um objeto eletrônico externo. O interior da Steria Electric também não teve um flagra visto. Contudo, diversos componentes devem ser pegos emprestados das demais versões.

Ela deverá contar com painel de instrumentos digital, central multimídia, ar-condicionado com comandos automáticos e mais destaques. De acordo com o Carscoops, a minivan elétrica da Hyundai está sendo projetada mais para o mercado europeu. Porém, é provável que ela chegue na Tailândia e Austrália. A previsão é que sua produção se inicie em meados de 2026 e as primeiras entregas devem acontecer até o último dia do próximo ano.

No entanto, ela ainda não teve confirmação de ser estudada para vir ao Brasil.

O que você achou dessa minivan da Hyundai? Conte nos comentários