Mais uma releitura?

Renault pode relançar minivan clássica como elétrica

De acordo com novos rumores, a Renault deve continuar seu plano de relançar carros do passado, mas agora como modelos elétricos

Projeção da nova Renault Espace [reprodução/Autocar]
Projeção da nova Renault Espace [reprodução/Autocar]

A Renault está explorando a possibilidade de trazer de volta a Espace, minivan que fez muito sucesso no exterior, mas agora como um modelo totalmente elétrico. Atualmente, o Espace é uma versão estendida de sete lugares do SUV híbrido Austral, mas a montadora francesa acredita que relançar o veículo em sua forma original, uma releitura do modelo de 1984, poderia ser uma opção atraente para os consumidores.

O líder global da plataforma Ampr Medium da Renault, Olivier Brosse, revelou em uma entrevista à Autocar que a ideia de ressuscitar o famoso veículo está sendo considerada à medida que a Renault expande sua linha de carros elétricos para novos segmentos. Segundo Brosse, tecnicamente é possível criar uma minivan elétrica de sete lugares com base na arquitetura Ampr Medium, que também sustenta os SUVs elétricos Mégane e Scenic.

No entanto, Brosse destacou que a criação desse modelo elétrico traria desafios técnicos fundamentais. Um dos principais obstáculos seria o peso do veículo. De acordo com ele, após ultrapassar a marca de 2,2 toneladas, o carro precisaria ter tração traseira por questões técnicas. Ele mencionou o SUV Ariya da Nissan, como exemplo dessa restrição.

Renault Espace [divulgação]
Renault Espace [divulgação]

Apesar dos desafios técnicos, Brosse enfatizou que a flexibilidade da arquitetura Ampr Medium permitiria à Renault expandir sua linha de veículos elétricos para novos segmentos. Ele ressaltou os benefícios das plataformas de carros elétricos, que oferecem mais liberdade no design e permitem otimizar o espaço interno.

Rivais da nova Renault Espace

Caso a Espace elétrica seja lançada, ela poderia competir com modelos como o Volkswagen ID Buzz e Kia EV9. Além disso, enfrentaria a crescente onda de minivans elétricas chinesas, como o Maxus Mifa 7, Xpeng X9 e Zeekr Mix.

Renault Espace [divulgação]
Renault Espace [divulgação]

O novo Espace poderia se inspirar no design original do veículo, caracterizado por sua silhueta retangular, balanços curtos e capô e para-brisa aerodinamicamente otimizados – elementos inspirados nos trens de alta velocidade TGV da França. Embora a Renault ainda não tenha confirmado oficialmente seus planos de trazer de volta outros modelos históricos além de seus três compactos elétricos, o chefe de design, Laurens van den Acker, sugeriu que mais modelos clássicos podem retornar à medida que a empresa expande sua linha de veículos elétricos.


>> Lamborghini registra nome que pode ser do sucessor do Huracán

>> Mitsubishi investirá R$ 4 bilhões até 2032 no Brasil

>> Volkswagen Virtus fica mais gastão na linha 2024