Ainda que os SUVs tenham dominado o segmento de entrada e a maioria das marcas europeias vão investir em hatches compactos elétricos, há quem se manterá firme. Exemplo disso é a Renault, que já desenvolve o Clio 2026, a sexta geração do modelo que já foi oferecido no Brasil. Ele contará com versão híbrida e brigará com o VW Polo.
O flagra feito pelo Carscoops mostra que a Renault seguirá aperfeiçoando o visual do Renault Clio que vem desde a quarta geração. Ele adotará linhas mais esportivas, evidenciadas principalmente pela traseira. O vidro do porta-malas ficará mais inclinado, enquanto a linha das janelas laterais acelera em direção à traseira.
Um ponto interessante é que a nova geração do Renault Clio deve crescer substancialmente, fazendo uma ponte entre os segmentos de compactos e médios. É uma estratégia semelhante à que o Honda City Hatch faz. Contudo, eles não serão rivais diretos, visto que o City hatch não é vendido na Europa.
A ideia da Renault é crescer o Clio para tomar parte do mercado abandonado pelo Mégane. Afinal, o icônico médio da marca francesa se transformou em um SUV elétrico e, fora os SUVs, a Renault não tem nada acima do Clio em sua linha atual na Europa. Com isso, o compacto pode crescer e pegar novos públicos.
Motores de Kardian e Kwid
Como a Renault já tem o 5 E-Tech fazendo o papel de elétrico compacto, além do Mégane logo acima, o Clio não terá versão elétrica. Porém, é grande a chance de que o Renault Clio 2026 siga usando os mesmos motores da atual geração fornecida na Europa. Um dos destaques é o 1.0 TCe três cilindros turbo idêntico ao do Kardian.
Ele conta também com uma versão aspirada desse motor, que por aqui é encontrada sob o cofre do Kwid. Há ainda o 1.3 TCe quatro cilindros turbo da Oroch e do Duster, porém recalibrado para entregar 140 cv no máximo. O destaque, contudo, fica para a versão híbrida HEV que usa motor 1.6 aspirado e entrega 143 cv.
Temos chance?
Caso viesse ao Brasil, o que é uma possibilidade remota, o Renault Clio 2026 poderia usar o mesmo conjunto mecânico do Kardian com o 1.0 TCe três cilindros turbo de 125 cv e 22,4 kgfm de torque com câmbio DCT. A marca também poderia fornecer o compacto com sistema híbrido e ser a única do mercado a ter um hatch híbrido.
Você teria um Renault Clio, caso ele voltasse ao Brasil? Conte nos comentários.